terça-feira, 17 de novembro de 2020

Eleições 2020: Carta Aberta do Cellos MG pede compromisso com a população LGBT de BH

Loading

Como já sabemos, no último domingo aconteceram as eleições municipais. O novo prefeito de BH é Alexandre Kalil (PSD) e 41 novos vereadores também foram eleitos, incluindo pessoas LGBT

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter

Antes das eleições, o Cellos MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais), fez uma Carta Aberta às Candidaturas à Prefeitura Municipal de BH. 

No texto, que o Muza entende que pode ser direcionado a todos os políticos eleitos (prefeito e vereadores), o Cellos questiona "projetos para a população LGBT desta cidade", reforça que "qualquer candidatura comprometida com nossa população tem por dever opor-se às forças fascistas e LGBTfóbicas que atualmente governam nosso País", dentre outros  pontos relevantes. 

Confira a Carta Aberta na íntegra, abaixo: 

Prezades candidates,

Há dezoito anos, o CELLOS/MG milita para que a população LGBT possa existir com visibilidade, dignidade e cidadania no estado de Minas Gerais. À custa de muita luta, avançamos enquanto cidade e enquanto sociedade, e por isso esta instituição pode, orgulhosamente, levar mais de 250 mil apoiadores da causa LGBT para as ruas de Belo Horizonte todos os anos. No entanto, a luta contra o retrocesso ainda é tão diária quanto a luta pelo avanço de nossos direitos, e a ascensão política de forças antidemocráticas e LGBTfóbicas em nosso país ameaça, mais do que nunca, as conquistas de nossa população.

As eleições municipais se aproximam e, com elas, a oportunidade de construir uma cidade mais justa e igualitária a todes que a ocupam. Não há dúvidas de que as demandas da população LGBT são parte incontornável desse projeto. Por isso mesmo, causa preocupação que, a alguns dias do pleito, pouco ou nada tenha sido dito pelos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte acerca de seus projetos para a população LGBT desta cidade.

Antes de tudo, qualquer candidatura comprometida com nossa população tem por dever opor-se às forças fascistas e LGBTfóbicas que atualmente governam nosso País. O CELLOS/MG reforça seu compromisso com a democracia e com as instituições democráticas e espera que V. Sas. mantenham a Prefeitura Municipal aberta à participação política cidadã.

Em Belo Horizonte, esperamos ver reabertas as discussões sobre a criação do Conselho Municipal LGBT, combatida a proposta do Escola sem Partido, e reservados recursos municipais às demandas de nossa população, formalizadas em diversas manifestações anteriores à PBH e nas resoluções da 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Mais que isso, esperamos ver políticas públicas de relevância material para o dia a dia das pessoas LGBT de Belo Horizonte. Políticas de segurança pública que deem efetividade à recente criminalização da LGBTfobia; manutenção de espaços de saúde pública preparados para o combate à COVID-19 e para a promoção constante do direito constitucional à saúde pública, gratuita e de qualidade; fortalecimento dos centros de referência para a população LGBT; projetos de acolhimento à juventude; e ações da PBH para promoção de qualificação, empregabilidade e perspectivas para a população LGBT, em especial, para travestis, pessoas transexuais negras.

Assim, reforçando sua missão institucional, o CELLOS/MG vem instar V. Sas. a apresentarem ao povo de Belo Horizonte as políticas públicas que pretendem implantar para a população LGBT em nossa cidade. O CELLOS/MG espera manter abertos canais de diálogo e participação com V. Sas. antes e após as eleições municipais, e que os compromissos com a população LGBT permaneçam inarredáveis durante o mandato vencedor.

De sua parte, o CELLOS/MG renova seu compromisso com as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do estado de Minas Gerais. Permaneceremos abertos às demandas de todes. Não aceitaremos retrocessos nem silenciamentos. Manteremos viva nossa luta por direitos.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!