quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Estreia hoje websérie com artistas mineiros sobre isolamento social

Loading

Estreia nesta 5ª feira, próximo dia 8 de outubro, a websérie “Ana Cristina e Júlio”, escrita por Fernanda Marçolla. Na história, a atriz Letícia Castilho e o ator Cláudio Dias dão vida às duas personagens, que são amigas e estão confinadas em suas casas em função das medidas de isolamento social durante a pandemia do covid-19. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!  

A proposta da websérie não traz como tema principal a doença global e seus atravessamentos no mundo, mas sem perder seu viés crítico, o trabalho explora a comédia e as relações afetivas como possibilidades de respiro em nossos tempos. O encontro entre Letícia Castilho e Cláudio Dias dá continuidade a uma antiga parceria entre as duas artistas. O primeiro encontro artístico foi em 2015 na apresentação do texto “Um copo de cólera”, de Raduam Nassar, no projeto Leitura Rara do Memorial Minas Gerais. No ano passado, estrearam “E ainda assim se levantar”, espetáculo mais recente do grupo de teatro Cia Luna Lunera, que faria apresentações em 2020.

Com a impossibilidade de atuarem nos palcos, Letícia e Cláudio fizeram o convite à escritora e artista Fernanda Marçolla pra desenvolver o roteiro da websérie, que tem a edição do ator e cineasta Breno Santos. Em cena, uma mulher e um homem. Dois melhores amigos que, à beira de seus 50 anos, mantêm seus encontros semanais por videochamada, cada um de sua casa. 

Juntes, compartilham e tecem suas tramas percorrendo temas como o luto, a solidão, os encontros e desencontros do amor. “Ana Cristina & Júlio” provoca o riso a partir dos nossos próprios desastres, excessos e faltas, criando arranjos possíveis nesse novo mundo desprovido de corpo. A produção é um brinde à vida e também às suas mazelas, um convite pra que sigamos firmes, fortes e cheios de graça, apesar de tudo.

Após a estreia, a websérie que foi criada de forma totalmente independente e será apresentada de forma gratuita ao público, segue com episódios semanais gravados, que serão apresentados todas as quintas-feiras sempre às 20h, no Instagram. Pra assistir e saber mais informações, basta seguir os seguintes perfis: @letscastilho @diasfelizes @fernandamarcolla e @brenosantosact na rede social.

Sobre Letícia Castilho 

Letícia Castilho é atriz, diretora, gestora e professora licenciada em Artes Cênicas pela UFMG onde, posteriormente, atuou como professora substituta da área de atuação do curso de graduação em teatro da EBA/UFMG. Coordenou os cursos de Iniciação Teatral e Técnico em Arte Dramática, como chefe do departamento de teatro do CEFART/Fundação Clóvis Salgado, onde atuou também como professora designada de arte (interpretação e improvisação), de 2012 a 2016. Entre 2016 e 2019, ocupou a função de vice-diretora do CICALT/Plugminas e professora/coordenadora do curso Técnico em Teatro desta mesma instituição. Atualmente, encontra-se na coordenação da Escola de Cultura do Centro Cultural SESIMINAS e integra o corpo docente dos cursos livres do Galpão Cine Horto, desde 2015. 

Sobre Cláudio Dias 

Cláudio Dias é ator e diretor, membro-fundador da Cia. Luna Lunera, Licenciado em História pela UFMG e formado pelo Curso de Teatro do Palácio das Artes/Cefart (Belo Horizonte/Brasil). Participou como ator dos espetáculos “E ainda assim se levantar” (2019), “Urgente” (2016), “Cortiços” (2008), “Nesta Data Querida” (2003), “Perdoa-me por me traíres”(2000), “A Mandrágora" (1996), “Antígona” (1995), entre outros. É codiretor e ator dos espetáculos “Aqueles Dois” (2007) e “Prazer” (2013).

Sobre Fernanda Marçolla 

Fernanda Marçolla é professora e tradutora de francês, atriz, escritora e dramaturga residente em Belo Horizonte. Bacharel em teatro pela UFMG, estudou Cinema na França nas universidades Paris 8 e Paris 3.

Ficha Técnica 

Concepção e atuação: Letícia Castilho e Cláudio Dias.

Roteiro: Fernanda Marçolla.

Edição: Breno Santos.

Arte Gráfica: Thulio Leon Ramos.

Sinopse

Um homem, uma mulher. Dois melhores amigos à beira dos cinquenta anos mantém, de casa, seus encontros semanais por videochamada. Juntos, atravessam esse novo cotidiano. Juntos, tecem suas tramas percorrendo o luto, a solidão, os encontros e desencontros do amor. “Ana Cristina & Júlio” é um brinde à vida e também às suas mazelas, um convite pra que sigamos firmes, fortes e cheios de graça, apesar de tudo.

Serviço 

“Ana Cristina & Júlio” estreia dia 8 de outubro às 20h no Instagram.

Episódios semanais de até 10 minutos sempre às quintas-feiras.

Disponível em: @letscastilho @diasfelizes @fernandamarcolla e @brenosantosact

Toda as apresentações são gratuitas.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!