quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Candidaturas de transexuais bate recorde nas eleições 2020

Loading

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), relizou o Mapeando das candidaturas de Travestis, Mulheres Transexuais, Homens Trans e demais pessoas Trans nas eleições 2020. Uma análise geral já apresenta um salto de 209% em relação as eleições de 2016. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!

O objetivo do Mapeamento, realizado entre 28 de setembro e 15 de outubro, de acordo com informações oficiais, é "acompanhar o processo de acesso de nossa população a cargos políticos no Brasil e traçar um perfil dessas candidaturas, assim como apoiar, incentivar e garantir o pleno exercício do direito a candidatar-se". 

Confira abaixo, alguns dados: 

- 271 candidaturas. Destas, são 25 coletivas, e apenas 2 para prefeitura e 1 para vice-prefeitura. 

- Sendo 247 travestis e mulheres trans, 14 homens trans e 10 pessoas com outras identidades trans. 

- Sudeste concentra 42% das candidaturas e 51% vem por partidos de esquerda. 

- Em 2016, mesmo pleito, aconteceu 89 candidaturas e 8 pessoas eleitas 

A Antra ainda ressalta que "ao contrário do que se tem divulgado por aí, não se pode levar em consideração apenas as pessoas trans que solicitaram nome social - lista do TSE havia 167 pessoas e foi divulgada em vários veículos de forma errônea. Cabe ressaltar que desde 2018 já é possível a retificação de nome e gênero das pessoas trans e que, portanto, muitas pessoas utilizam nome de registro devidamente retificado e dentro dos critérios comuns as demais candidaturas. O que é um problema para a busca desses dados visto que nem o TSE ou mesmo os partidos tem marcadores de Identidade de gênero em seus cadastros para sabermos quantas pessoas trans exatamente estão concorrendo. Fizemos tudo manualmente".

Clique aqui para acessar na íntegra o Mapeamento realizado pela Antra, incluindo a relação das pessoas que estão candidatando nas eleições 2020. 

 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter