quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ExcluZivo: conheça oito fotógrafos LGBT de BH!

Loading

No dia de hoje, 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Para celebrar com orgulho esta data, o Muza convidou 8 fotógrafos LGBT de Belo Horizonte para uma difícil tarefa: escolher uma foto de seu catálogo que represente para ele ou ela o seu orgulho LGBT. Cada um escolheu a sua foto e enviou para nós com ou sem comentário sobre a mesma. Aproveite e conheça o incrível trabalho desses talentosos profissionais da fotografia de Belo Horizonte que são LGBT. Confira! 


Alexsander Lugh 
"Em 2019 eu tive o prazer de ser convidado pelo Trio da @bsurda para fotografar a Parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte. Foi a terceira vez que participei do evento como fotógrafo e é sempre muito emocionante fazer esses registros. Esta imagem pra mim é muito especial, porque foi feita no momento em que eu e meu namorado chegamos ao evento e nos deparamos com a rua cheia de policiais. Decidimos fazê-la em frente aos carros como símbolo do nosso orgulho e do nosso amor. Um amor que ainda luta pela liberdade de existir. Essa imagem, mais do que um registro, é símbolo da nossa resistência"


Bráulio Campos


Catarina Paulino
"Para mim fazer a cobertura da Parada Gay de BH é um honra. Mais que uma festa este evento representa a união da nossa força, da nossa militância, da nossa luta. Essa foto foi clicada logo após o discurso Carlos Magno (militante que admiro muito). A multidão estava em festa e quando ele levantou a bandeira a sensação que tive foi que todos nos tornamos uma só energia! Um momento inesquecível que ficou como um dos meus registros favoritos. Obrigada Muza por essa (e tantas outras) oportunidades de levamos nossa arte para a população LGBTQIA+"


Diego Moreira
“Eu já postei essa foto mais de uma vez. Talvez porque ela seja um grande resumo de alguns aspectos cotidianos LGBTQIA+. Do viés corriqueiro no gesto que qualquer casal poderia fazer e passar despercebido na mesma Avenida Paulista. Do olhar do senhor que representa os tantos que ainda nos repreendem. Da normalidade com que a vida de alguns muitos ali continuam como deveria ser. Do afeto entre o Rafa e o Paul, que mesmo com tudo em volta, sabem que tem um mundo onde eles se pertencem e a importância que isso tem. De uma certeza que ainda existe amor em SP. Mesmo que longe do que a gente espera que ainda há de existir”


Paulo Fields
''Essa foto foi tirada durante o desfile da parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte, no ano de 2019. Escolhi essa imagem, dentre tantas outras, por acreditar na força que a representatividade tem de nos influenciar, nos encorajar a encarar uma sociedade que tanto evoluiu mas que ainda tanto tem a evoluir. Quantas pessoas antes de nós lutaram para que hoje tenhamos orgulho de ser e fazer parte dessa comunidade? Muitas. E é essa a importância de não aceitarmos atitudes de preconceito, de mostrarmos que fazemos sim parte da sociedade e que merecemos respeito. Na foto a artista @perolanegrraa''


Paulo Guerra
“Essa foi uma das minhas primeiras experiências com a câmera, então está longe de ter técnica ou ser a foto perfeita que todo fotógrafo procura, mas acho que é um dos meus registros favoritos pelo dia em que aconteceu.
Ela foi tirada na praia da estação em Outubro de 2015, e não só apenas mais uma praia, foi a primeira em que tivemos o evento da Gaymada e creio que foi a praia que durou mais tempo, se bobear até meia noite tinha gente na rua.
Essa foto mostra nós LGBTQIA+ exercendo nosso direito à essa cidade, tomando conta do espaço público durante o dia, na contramão do que a sociedade conservadora diz - que devemos existir apenas no privado, escondidos, entre outras bobagens. Nesse dia a praia mais do que nunca se tornou um espaço de coexistência de pessoas, identidades, idades, sexualidades diferentes. Um pequeno oásis no meio da cidade do que desejamos pro mundo.
Essa foto representa nosso orgulho de ser e de existir num espaço que é nosso por direito como cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte”


QU4NTTUM
Corpo livre. Carnaval 2020


Rafael Sandim


Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!