segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Conheça o movimento “Em Desconstrução” sobre LGBTfobia

Loading

Depois de discutir o Racismo, o movimento nacional “Em Desconstrução" entra em sua segunda fase, colocando o holofote sobre outro tema urgente: LGBTfobia. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter! 

Para isso, personalidades como a cantora Fafá de Belém, o Padre Julio Lancellotti, e os atores Zezé Motta e Junno Andrade declararam publicamente “sou homofóbico EM DESCONSTRUÇÃO”, convidando o público a reconhecer esse preconceito presente no cotidiano e reproduzido, mesmo inconscientemente. 

Ao longo de sete dias, a partir de 15 de agosto, a campanha pretende estimular as pessoas a reconhecerem em si qualquer tipo de aversão, repugnância, medo, ódio e preconceito contra homossexuais, sejam lésbicas, gays, bissexuais e transexuais ou transgêneros. 

Outros nomes que estão na causa contra homofobia são André Neto, Fabio Porchat, Junior Chicó,  Marcos Veras, Micheli Machado, Nando Cunha, Nany People e Rafael Infante. 

“A ideia é expor preconceitos estruturais, que residem em cada um de nós, pois todos temos um pouco ou muitos conceitos pré-concebidos na construção do nosso caráter, isso, em função do meio em que fomos criados”, explica o idealizador da iniciativa, Marcos Guimarães, sócio-diretor da Designorama.

Composto por podcasts, lives, vídeos e posts para mídias sociais, o movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” compreende três ondas (fases), com as personalidades falando na primeira pessoa, como uma espécie de confissão, um desabafo num grupo de apoio. “O diferencial é não apontar o dedo para ninguém, senão para nós mesmos. Nosso objetivo é transpor a atitude defensiva que as pessoas têm diante do tema. Desde as que tem 1% de preconceito até as que tem 99%, ainda por dissipar”, completa Guimarães.


Sobre o movimento “EM DESCONSTRUÇÃO”

“EM DESCONSTRUÇÃO” é um movimento criado para expor e provocar a discussão sobre preconceitos estruturais, de forma a despertar a consciência de sua existência em todos nós, sem exceção. Lançada em agosto de 2020, a campanha, de abrangência nacional, irá abordar três grandes temas. Ao mesmo tempo, diversas personalidades irão reconhecer publicamente, suas crenças, sentimentos e tendências de comportamento pré-concebidos. 

O diferencial da iniciativa está no fato de que os seus participantes falam na primeira pessoa, como uma espécie de confissão, sem apontar o dedo para os outros. “EM DESCONSTRUÇÃO” é uma iniciativa conjunta entre empresas privadas, pessoas públicas e instituições sem fins lucrativos. O site contará com um espaço chamado “Conta Comigo”, no qual pessoas anônimas irão falar sobre a história delas, relacionadas aos temas. 

Saiba mais no site oficial (clique aqui).

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!