sábado, 18 de julho de 2020

Especial 6 anos drag party Eleganza: "uma forma de resistência através da festa"

Loading


Hoje a drag party Eleganza faz sua festa online para celebrar 6 anos de existência. Como homenagem à uma festa tão querida na cena LGBTQ+ de Belo Horizonte, o Muza recebeu um texto especial para homenegar à festa Eleganza. Quem escreveu é Rodrigo Sousa. Confira!

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter

A primeira imagem acima é da primeira edição da Eleganza. A foto-solo abaixo é um dos raros registros e momentos que o criador da Eleganza, o querido Rafa Mártir, se montou como drag queen.


Eleganza - 6 anos

Não faço ideia de qual música abriu a pista da primeira Eleganza, mas sei bem que, seis anos atrás, essa mesma música foi a responsável por anunciar que a noite de Belory Hills nunca mais seria a mesma. Numa esquina da Savassi as bonitas e as que sonham em ser se juntaram para uma noite épica. Ali, no palco da Mary in Hell (que agora descansa nos céus), começou a história dessa festa maravilhosa. Uma festa sobre orgulho, sobre beleza, sobretudos ou minissaias: sobre liberdade. 

Aos que não estavam presentes, descrevo: Mama Glam usava um casaco de paetês preto, e a peruca do nosso queridíssimo Rafa - que ainda se montava - era de um castanho que poderia ter feito inveja em JLO. Entre as ilustres convidadas, as franjas ainda estavam na moda e atmosfera era, em termos da época, do babado. Foi começo de uma história: RuPaul estava na sexta temporada e o caminho para a popularização da arte drag ainda seria longo. Longo, não necessariamente fácil, mas definitivamente muito divertido. 

Foram muitas conquistas ao longo dos anos: performances e falas para universidades, representação dentro da esfera política e o uso de espaços públicos para as festas são apenas algumas. A Eleganza se tornou, assim como a Parada, uma forma de resistência através da festa. A arte drag é a resistência e existência através da arte! 

Aproveito o espaço do site para parabenizar todas as queens envolvidas na festa, que performaram e fizeram mágica nos palcos. Agradeço a todos e todas que fizeram parte da festa, são muitas gatas, afinal de contas todo mundo que é alguém já foi na Eleganza. O festival Digital Queens começou, mas ainda dá tempo de pegar seu ingresso! Corre pro Sympla, e não se esqueça: quem não for é feia ;)


Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!