terça-feira, 16 de junho de 2020

Reflexão sobre o aplicativo FaceApp: "transfobia velada ?!?"

Loading

O FaceApp é um aplicativo de uma empresa russa que permite alterar aspectos do rosto de uma pessoa, como envelhecer e rejuvenescer, e ganhou destaque no final de semana no Brasil principalmente porque também permite "trocar de gênero". 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!    

Justamente esse ponto, sobre o aplicativo trocar de gênero, que tem gerado controversa no meio LGBT, sobretudo para transexuais. Assim, chegou ao conhecimento do Muza uma mensagem contendo uma reflexão sobre essa questão feita por Juhlia Santos, uma mulher transexual, feminista e negra. É assim que ela se descreve nas redes sociais

O Muza compartilha abaixo e também em nossas redes sociais um texto na íntegra da Juhlia. Por mais divertido que o aplicativo possa ser, vale a pena e muito a reflexão. 

"O novo app será mais uma forma nova de transfobia velada ?!? Fica a pergunta no ar. Enquanto várias pessoas usam mais um app da modinha para se verem em outro gênero pessoas trans vivenciam isso na realidade. Será mais uma estratégia cisgenera de banalizar as existências trans?! Fica aí a pergunta no ar! Se ver em outra representação de gênero pode ser divertida no app mas quando se trata da realidade toma se outras proporções. Pessoas cisgeneras já se questionaram porque são cisgeneras?! Tá aí uma questão que ninguém quer falar, será que essa cisgeneiridade não é compulsória?! Será que sua condição cisgenera também não faz parte da estrutura social criada para manter tudo nos devidos lugares de acessos e privilégios?! Já se perguntaram quando decidiram ser cisgeneras? Tá algumas interrogações que possa chegar a alguma reflexão. Cisgeneiridade frágil e falha parem de minimizar e fazer piada com as discidencias de gênero pois são as "brincadeirinhas" que fomentam as violências sofridas por pessoas não cisgêneras, está na conta de cada um de vocês que não tensiona seus acessos e privilégios cisgeneros"




Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!