segunda-feira, 22 de junho de 2020

Duda Salabert retira sua candidatura à prefeitura de BH

Loading


Não será desta vez que Belo Horizonte terá uma candidata transexual na disputa da prefeitura da cidade. Bem, ao menos a professora Duda Salabert não será mais candidata. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!   

Por meio das redes sociais, ela informou quer retira sua pré-candidatura à prefeitura de Belo Horizonte. Em sua explicação, ela informou que pretende unir forças à candidatura de Aúrea Carolina (PSOL/MG) justamente para a prefeitura de BH em frente ao Bolsonarismo que ainda se mostra presente no cenário político atual: 

"As pesquisas eleitorais para presidente tem mostrado que se as eleições fossem hoje, (presidenciais) a vitória seria novamente do Bolsonarismo, ficando entre Moro e Bolsonaro a disputa pelo protagonismo deste campo,... Por isso, no tempo do agora, é necessário... nos unirmos em torno de um projeto popular de país"

Sobre o apoio à Áurea Carolina, atual deputada federal, ela escreveu: "Nesta semana, Áurea Carolina, deputada federal, anunciou que disputará a prefeitura de BH. E mais do que isso: buscará unificar as forças e partidos para construção coletiva de uma BH democrática, popular e progressista... e coloco minha energia na luta por essa unidade popular".

Duda ainda agradeceu o apoio recebido e ressaltou a transfobia que ela recebeu dos institutos de pesquisa: "Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas)". 

Áurea Carolina, por sua vez, também pelas redes sociais, agradeceu o apoio de Duda e ainda revelou o então destino político da colega: "Duda, agora, é pré-candidata a vereadora pelo PDT. Seu gesto me deixa imensamente honrada! Vamos continuar batalhando por uma confluência das esquerdas para defender um programa de avanços democráticos na nossa cidade e fazer bonito nessas eleições. Eu fico emocionada só de imaginar Duda ocupando a Câmara Municipal de BH. Vai ser maravilhoso, histórico! Quando uma mulher trans avança, toda a sociedade avança junto. Só sei agradecer!

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!   




Ver essa foto no Instagram

O que plantarmos hoje colheremos amanhã. Nesse sentido, as eleições deste ano são sementes do que frutificará nas eleições presidenciais de 2022. Como estaremos, nós progressistas, daqui dois anos? Estaremos organizados e fortes para vencermos nas urnas Sérgio Moro, Bolsonaro, Dória, Huck? A resposta para essas perguntas estão nos passos que damos hoje. . . . As pesquisas eleitorais para presidente tem mostrado que se as eleições fossem hoje, a vitória seria novamente do Bolsonarismo, ficando entre Moro e Bolsonaro a disputa pelo protagonismo deste campo, que é alimentado por forças ultrarreacionárias, neoliberais e até mesmo fascistas. Por isso, no tempo do agora, é necessário lambermos nossas feridas, reconhecermos nossas falhas, nos organizarmos e nos unirmos em torno de um projeto popular de país. Ninguém solta a mão de ninguém tem que ser mais do que uma frase, tem que ser uma prática. . . Nesta semana, Áurea Carolina, deputada federal, anunciou que disputará a prefeitura de BH. E mais do que isso: buscará unificar as forças e partidos para construção coletiva de uma BH democrática, popular e progressista. Essa sinergia de forças populares , de movimentos sociais, de coletivos e de partidos progressistas é, na minha leitura, o remédio para a crise política em que estamos mergulhados. Por isso, perante esse desafio posto, retiro minha pré-candidatura à prefeitura de BH. E coloco minha energia na luta por essa unidade popular. . . Agradeço todas pessoas que deram apoio ao meu nome como prefeita. Fiquei imensamente feliz ao ver meu nome em terceiro lugar nas pesquisas espontâneas (mesmo com o boicote transfóbico dos institutos de pesquisa , que insistiram não colocar meu nome nas pesquisas estimuladas). Obrigada! . . E como nossa luta é por democracia, coloco-me como pré-candidata à vereadora de BH, trazendo para disputa eleitoral as bandeiras que carrego: educação, meio ambiente, maternidade, diversidade, renda mínima, geração de empregos e direitos dos animais. Vamos juntas por essa BH que amamos!
Uma publicação compartilhada por Duda Salabert (@duda_salabert) em




Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Áurea Carolina (@aureacarolina) em