domingo, 17 de maio de 2020

Saiba mais sobre o 17 de Maio: Dia Mundial de Luta Contra a LGBTfobia

Loading

Hoje, 17 de maio, é considerado o Dia Mundial da Luta contra a LGBTfobia. Mas você sabe o motivo? 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi retirada do Código Internacional de Doenças (CID) pela assembléia geral da Organização Mundial de Saúde, ficando provada que ela não constitui doença, distúrbio ou preversão. A data é celebrada desde 2005. 

O Muza revela outra curiosidade. No Brasil, sete cidades oficializaram a data em seu calendário oficial. São elas: Campinas (SP), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Lauro de Freitas (BA), Rondonópolis (MT) e Cuiabá (MT).

17 de Maio também é considerado o Dia Estadual contra a Homofobia em Minas Gerais. O Projeto, aprovado em 2007, que oficializou a data no estado, é da deputada Jô Morais (PC do B) e foi articulado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos) de BH.

Em 2010, após publicação no Diário Oficial da União, o dia 17 de maio passou a ser considerado no Brasil o Dia Nacional de Luta contra a Homofobia. O decreto foi assinado pelo então presidente Lula.

EM TEMPO: Em razão à data, vamos realizar uma LIVE em nosso perfil no Instagram para falar sobre o assunto. Como convidado, o Azilton Viana, presidente do CELLOS MG (Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual) que é a organização responsável pela Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. Confira abaixo o horário, programe-se e participe! 

Dia: Domingo (17/05) 
Horário: 19h
Tema: Dia Mundial de Luta Contra a  LGBTfobia, Isolamento social e Militância 
Convidado: Azilton Viana - presidente do CELLOS MG (Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual) que é a organização responsável pela Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte.