quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Espetáculo sobre questões religiosas e LGBT estreia temporada nesta semana

Loading

A Companhia de teatro Toda Deseo retorna aos palcos com o espetáculo Glória, que aborda questões religiosas e LGBT.  Desta vez,  a nova temporada é realizada de maneira independente e sem qualquer apoio ou financiamento público. O Muza já assitiu e recomenda!

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!  


Glória como tema central as religiões judaico-cristãs, criticando e refletindo sobre a existência dos seus dogmas e também sobre os conceitos de culpa e pecado que elas difundem por meio de uma dramaturgia híbrida que une textos originais, dança e videosdepoimentos.

Segundo informações oficiais, Glória é um trabalho sobre as memórias dos artistas e experiências atuais relacionadas à igreja (e as religiões de matriz judaico-cristãs) no real deste nosso tempo. Uma reflexão sobre presença dessas instituições na vida das pessoas, uma vez que o Brasil é um dos países com maior número de católicos no mundo, e que o número de evangélicos cresce exponencialmente, inclusive pleiteando cargos públicos e interferindo diretamente nas decisões políticas do país. Para além disso, Glória é também o desejo de criar outra narrativa sobre o pecado, um manifesto pela anticulpa e pela libertação dos sujeitos.

A peça surge da inquietação dos artistas em ampliar o repertório de suas pesquisas sobre temas que giram em torno da comunidade LGBTIA, principalmente no que tange aos espaços que produzem ou reproduzem opressões, preconceitos e violências.

A fagulha para isso se acende no espetáculo “Nossa Senhora”, realizado em 2016, quando a companhia decide trazer para o foco, uma reflexão sobre a tradicional família, suas decepções, medos e frustrações, investigando a falta de possibilidades, a fixidez das relações e a ignorância sobre modos de vida que ultrapassam a chamada “normalidade”. Com o “Nossa Senhora”, o coletivo deu início à sua Trilogia do Desmonte, que tem por objetivo desmistificar, desconstruir, desalinhar as “verdades” construídas por essas instituições em torno dos LGBTIA por meio do teatro e da linguagem.

Glória estreou em novembro de 2018, no Galpão Cine Horto, também integrou a programação do Verão Arte Contemporânea, em 2019, e marcou o retorno da companhia Toda Deseo ao palco italiano de maneira coletiva, já que a última empreitada nessa  configuração foi com o espetáculo SER – experimento para tempos sombrios, solo do ator Rafael Lucas Bacelar, responsável pela direção dessa produção.

Serviço:
Glória - Teatro 
Datas: de 6 a 16 de fevereiro, quinta a domingo.
Horário: 20h.
Local: Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 - Horto, Belo Horizonte).
Ingressos: 20 reais (inteira) - clique aqui para comprar

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!