terça-feira, 26 de novembro de 2019

Livro "O Espetáculo do Gênero" terá lançamento em BH

Loading

Acontece na próxima quinta-feira, 28 de novembro, em Belo Horizonte o lançamento do livro "O espetáculo do gênero: uma cruzada no século XXI" (Metanoia Editora), de Igor Viana. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!

O livro é resultado de três anos de pesquisa e de, como divulga o autor, "muitas partilhas e diálogos". Para tanto, será feito junto ao lançamento uma mesa para debater "A cruzada antigênero em Belo Horizonte", contando com a presença de Cida Falabella, Duda Salabert, Luiz Morando, Maria Fernanda e Paulo Nogueira, mediados por Olívia Paixão. Tudo permeado por intervenções cênicas do Tal Coletivo de Teatro.  Seguido à mesa de debates terá sessão de autógrafos.

Como observa Maria Fernanda Salcedo Repolês, da UFMG, "Discutir gênero no contexto da escalada da extrema-direita deixa claro que esta é uma agenda estratégica para se debater e se disputar politicamente os sentidos do direito, da democracia, da liberdade e da igualdade". 

Sobre o livro 

"O Espetáculo do Gênero assume a imagem do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros de inteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogando com o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre os efeitos do combate à “ideologia de gênero” para a constituição dos regimes de aparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origem internacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990. Na segunda cena, Brasil, as personagens do caso tupiniquim do combate à “ideologia de gênero” ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esse embate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta sua versão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores e somar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores brasileiros. Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundo moderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumento central da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é, antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem ser balizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdida ou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador das inteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto."

Serviço 
Lançamento do Livro - O espetáculo do gênero 
Data: 28 de novembro
Local: Avenida João Pinheiro, 100, Lourdes, Belo Horizonte
Valor do livro no lançamento: $30
Entrada: gratuita 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!