quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Sábado acontece o Seminário sobre Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos em Divinópolis

Loading

No próximo sábado, 3 de agosto, acontece o I Seminário sobre Gênero, Diversidade Sexual e DH no Centro-Oeste, na cidade de Divinópolis, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!  

Segundo informações oficiais, o evento busca "Promover um espaço de estudo, interlocução e debate sobre as questões de gênero e diversidade sexual tangenciados pelo prisma das políticas públicas, seus impasses, desafios e conquistas, sob a ótica dos direitos humanos e da construção da cidadania; e comemorar os dois anos de criação e trabalhos realizados pela Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual".

Os interessados devem fazer sua inscrição clicando aqui. Abaixo, você confere a programação completa do Seminário. 

08h – Credenciamento.

08h30 – Abertura

Convidado:
– Nilmar José da Silva, psicólogo (UEMG), filósofo (PUC MG) e especialista em Docência do Ensino Superior (ALFA). É coordenador da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG Subsede Centro Oeste.

09h – Mesa I: Gênero, Políticas Públicas e Educação

Expositoras(es): 
– José Wilson Ricardo, filósofo (INESP), pós-graduado em Gestão de Pessoas (Pitágoras BH) e em Metodologia de Ensino Superior (UNI BH), e mestre em Ciências Ambientais (UEMG). Foi diretor do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da SMED ( Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte) e secretário Adjunto de Direitos e Cidadania PBH. É relator/CME/BH do parecer 052/08 instituindo o nome Social para travestis e transexuais nas escolas municipais de Belo Horizonte.

– Raquel Cabral de Mesquita, doutora em Educação (FAE/UFMG). Psicóloga com experiência em Clínica Psicanalítica e em Psicologia Educacional/Escolar e professora no curso de Psicologia do Pitágoras Divinópolis.

Mediador: 
– José Heleno Ferreira, licenciado em Filosofia e doutorando em Educação. Membro da Coordenação do Centro de Memória Profª Batistina Corgozinho e professor na rede municipal de ensino de Divinópolis e UEMG.

11h – Mesa II: Gênero, Políticas Públicas, Trabalho e Saúde Mental

Expositoras(es):
– Marcelo Alves de Souza, bacharel em Engenharia de Produção e doutorando em Engenharia de Produção, na linha de pesquisa “Estudos Sociais sobre o Trabalho, a Tecnologia e a Expertise”. Pesquisador do Núcleo Alter-Nativas de Produção da UFMG e do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS).

– Tayane Rogéria Lino, psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFMG) na área de concentração – Psicologia Social. Professora e coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade UMA. Integra o colegiado gestor da Associação Brasileira de Psicologia Social.

– Thaís Campolina Martins, graduada em Direito, com trabalho de conclusão de curso sobre os direitos das mulheres. Escritora, blogueira e administradora de projetos virtuais com viés feminista como Mulheres Notáveis, Ativismo de Sofá e Indiretas Feministas.

Mediadora:
– Thais Francielle Alves, psicóloga, especialista em saúde mental, mestranda em psicologia (UFSJ). Professora do Centro Universitário UNA de Bom Despacho e Faculdade UNA de Nova Serrana. Representante do CRP-MG no Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

13h – Encerramento
Convidada:
– Marília Fraga Cerqueira Melo, psicóloga, mestra em Saúde Pública e especialista em Psicologia Clínica. É conselheira do XV plenário do CRP-MG.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!