sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Coletivo Toda Deseo estreia novo espetáculo teatral

Loading
Foto: Alexandre Hugo

Foto: Alexandre Hugo

O Coletivo Toda Deseo, responsável por espetáculos e atividade queer em Belo Horizonte, como a famosa Gaymada, estreia a partir deste sábado, 31 de agosto, em Belo Horizonte, um novo espetáculo teatral: "Quem é você?"

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter

"Quem é você?" é uma peça para todas as idades e aborda o desenvolvimento da última infância e todas as questões que surgem junto com as transformações corporais e psíquicas da adolescência. No espetáculo, discute-se de forma lúdica e imagética,  a necessidade de abandonar a segurança do conhecido e arriscar-se em busca de si mesmo, enfrentando preconceitos sociais e reafirmando seu lugar no mundo.  A direção é de Mariana Lima Muniz, dramaturgia de Raysner de Paula e reúne uma equipe de artistas de destaque na cena mineira. 

Sinopse

Em uma noite escura, de vento virado, ouve-se um choro na floresta. Assim começa a história de Biba, que vive em um armário aos cuidados de uma enorme aranha, até que um dia decide aventurar-se pelo mundo. É uma jornada sobre a passagem infância para a adolescência, por vezes, bastante assustadora. A peça dialoga com o universo das histórias de suspense e mistério por meio de cenários e seres fantásticos criados a partir da composição inventivas dos corpos em cena.

Sobre o espetáculo 

O processo criativo iniciou-se em Junho de 2019 e, após uma etapa de exploração de possibilidades de tratar dos desafios e preconceitos vividos na passagem da infância para a adolescência, realizou-se um estudo sobre os contos de fadas e outras histórias para a infância. Uma das referências iniciais foi Pinóquio, do italiano Carlo Collodi, história que conta a transformação de um pedaço de madeira em uma criança de verdade por meio de várias aventuras que possibilitam a Pinóquio conquistar sua identidade.

A partir dessa referência, a equipe começou a experimentar a ideia da jornada de autodescoberta de uma personagem, introduzindo elementos narrativos ao jogo cênico. A peça, que é uma criação original, conta a história de Biba, personagem que vive em um armário aos cuidados de uma enorme aranha, até que um dia decide aventurar-se pelo mundo. Por marcar a trajetória da infância para a adolescência que, por vezes, pode ser bastante assustadora para quem a vive, o espetáculo também dialoga com o universo dos contos de suspense e mistério. No palco, elementos da atmosfera sombria desses contos se concretizam por meio de cenários e seres fantásticos criados a partir da composição inventivas dos corpos em cena.

O projeto, que foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, prevê 08 apresentações gratuitas para escolas da cidade.

Ficha Técnica
Direção: Mariana Lima Muniz
Dramaturgia: Raysner de Paula
Elenco: David Maurity, Ju Abreu, Nickary Aycker, Rafael Lucas Bacelar, Ronny Stevens e Thales Brener Ventura
Figurino: Silma Dornas
Cenografia e registro audiovisual: Alexandre Hugo
Preparador corporal e assistente de direção: Thales Brener Ventura
Preparadora vocal: Rainy Campos
Trilha sonora: Manu Ranilla
Iluminação: Akner Gustavson
Designer gráfico e cenógrafo assistente: Túlio Colombo
Assessoria de imprensa: Larissa Scarpelli 
Gestão e produção: Érica Hoffmann
Realização: Toda Deseo

Serviço 
Teatro "Quem é você?"
Data e horário: 31/08, 01, 07 e 08/09 às 16h (sábado e domingo)
Ingresso: R$10 inteira | R$5 meia entrada
Local: FUNARTE. Rua Januária, 68 - Centro. Belo Horizonte/MG
Classificação: Livre para todas as idades
Duração: 50min

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter

Foto: Alexandre Hugo