sexta-feira, 19 de julho de 2019

Prefeito de BH recebe carta de agradecimento por compromisso com população LGBT da cidade

Loading
 Foto:Catarina Paulino

Um dos momentos mais marcantes da 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que aconteceu no último domingo, foi o discurso do prefeito de BH Alexandre Kalil (PSD). Em sua fala, o prefeito disse em alto e bom som em seu discruso na Parada que "Foda-se para todos que pensam o contrário” em relação ao amor e a diversidade LGBT (assista o discurso clicando aqui). 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter

Por tal declaração e também por seu apoio à população LGBT em sua gestão, ele recebeu uma carta de agradeciemnto de Carlos Magno Fonseca (secretrário de Formação e Movimentos Sociais da ABGLT, Conselho de Ética do CELLOS-MG - organização responsável pela Parada de BH - e diretor do IEN-MG). Na Carta, além de elogiar o discurso de Kalil, Carlos Magno ressalta as "várias ações de seu governo me deixam extremamente feliz e esperançoso".

Você pode ler a carta na íntegra, com excluZividade do Muza:

Assunto: Parabéns pelo compromisso aos Direitos Humanos e Cidadania da comunidade LGBTI de Belo Horizonte.

Senhor Prefeito,

Eu sou Carlos Magno Fonseca, milito há 20 anos no movimento LGBTI de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, fui presidente da Associação Brasileira de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais–ABGLT (2013-2017), a maior associação LGBTI da América Latina e que possui o status consultivo na ONU, sou um dos fundadores do CELLOS-MG e coordenei a Parada do Orgulho LGBTI de BH por vários anos. Nesses anos dedicados ao movimento LGBTI, contribui para o fortalecimento do nosso movimento social ajudando na fundação de várias organizações LGBT, elaboração de políticas públicas e participação nos espaços de controle social: Conselho Nacional LGBT, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Direitos Humanos, entre outros.

Gostaria de agradecer e parabenizá-lo pelo compromisso com a população LGBTI belorizontina. Várias ações de seu governo me deixam extremamente feliz e esperançoso.

Você no inicio do seu governo recebeu os representantes das entidades LGBTI, CELLOS-MG, ABGLT e Instituo Pauline. No dia seguinte criou a Diretoria de Política LGBTI, atendendo uma reivindicação histórica de mais de 10 anos do nosso movimento;

Você foi o primeiro prefeito a ir à nossa Parada, nas gestões anteriores tínhamos alguns apoios, mas nunca o chefe do executivo da cidade foi ao nosso maior evento de visibilidade e afirmação de direito. E você e a primeira-dama, Ana Laender, fizeram uma saudação aos participantes e foi um dia histórico;

Você inaugurou a sede do Centro de Referência LGBTI de BH, mais central, amplo e com uma equipe multidisciplinar. O CRLGBTI é um equipamento público de suma importância para os atendimentos e acolhimentos às vítimas de homotransfobia na cidade.

 E, na 22ª Parada do Orgulho LGBTI de BH (14/7/2019), nos presenteou com um discurso forte, inclusivo e comprometido. Histórico também suas palavras libertadoras: se eu não sei, vou tentar aprender; diga para as pessoas que você ama: eu te amo; às pessoas que não te aceitam, não te respeitam, diga “foda-se”. Sua fala foi necessária, principalmente neste momento, que somos alvo de constantes discursos de ódio, retrocessos nas políticas públicas LGBTI em âmbito nacional e um pânico moral.  Espero que a nossa comunidade seja cada vez mais incluída e que Belo Horizonte seja uma referência de democracia. BH fica mais bela com a participação de todos e todas. Obrigado!

Respeitosamente,

Carlos Magno Fonseca
Sec de Formação e Movimentos Sociais da ABGLT
Conselho de Ética do CELLOS-MG
Diretor do IEN-MG

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter