quarta-feira, 10 de julho de 2019

Acontece hoje em BH seminário sobre Saúde & Visibilidade com foco em estudo sobre PrEP

Loading



Hoje, quarta-feira, 10 de julho, acontece mais uma atividade da Jornada pela Cidadania LGBT de BH. Desta vez, será o será o Seminário "Saúde & Visibilidade" com foco em estudo sobre PrEP. 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!

O Seminário tem o objetivo de discutir e apresentar ações, iniciativas, projetos e novas tecnologias para o tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis como o HIV. Neste ano, o seminário tratará das novas formas de prevenção com exposição realizada sobre a temática apresentada pela equipe do estudo PrEP 15-19 Minas.

O que é o Estudo PrEP 15-19?

Nos últimos anos, observa-se aumento nos casos de HIV/Aids em jovens no Brasil. Entre 2007 e 2017, a notificação de casos de HIV em pessoas com idade entre 15 e 24 anos aumentou aproximadamente 700%. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, a taxa de novos casos de HIV mais que dobrou: passou de 3,0 para 7,0 casos/100 mil habitantes (dados do Ministério da Saúde).

O Estudo PrEP 15-19, da UFMG, avalia a efetividade da PrEP, esperando que contribua para a diminuição da incidência do HIV entre os adolescentes HSH e TrMT de 15 a 19 anos. A pesquisa acontece em três capitais: Belo Horizonte/UFMG, São Paulo/USP e Salvador/UFBA.

O público-alvo do estudo são adolescentes gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), meninas trans e travestis (TrMT), com idade entre 15 e 19 anos, residentes em BH e região metropolitana.

Os palestrantes do seminário Saúde e Visibilidade serão Heliana Moura, assistente Social no CTA UAI, integrante do Movimentos Nacional das Cidadãs PositHIVas e especialista em Direitos Humanos; e Walter Ude, doutor em psicologia, professor do Curso de pós-graduação em EJA na FaE/UFMG, Coordenador do componente psicossocial do projeto PrEP 15 19.

Serviço
Seminário Sáude Visibilidade 
Data: 10 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30 
Local: Toughtworks (avenida dos Andradas, 3000, Santa Efigênia, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita, mas deve-se preencher questionário clicando aqui

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!