segunda-feira, 27 de maio de 2019

Centro de Referência da População LGBT da Prefeitura de BH divulga números e novidades

Loading
Nova sede do CRLGBT (Stênio Lima/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vem ampliando o atendimento à população LGBT e fortalecendo o combate à LGBTFobia no município. As informações abaixo são do site oficial da própria PBH.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!

Entre janeiro e 15 de maio deste ano, o Centro de Referência LGBT (CRLGBT), que ganhou uma nova sede em dezembro do ano passado, já realizou 434 atendimentos, ultrapassando os 409 realizados em todo ano passado. 

Dentre os serviços oferecidos pelo CRLGBT está o Banco de Currículos de pessoas trans, que também oferece informações sobre a retificação do pré-nome nos documentos.

As novidades até o momento neste ano,inclui dois novos assistentes sociais ao grupo de trabalho, o que possibilitou o fortalecimento de atividades já desenvolvidas e a ampliação da capacidade de atendimento e articulação junto à rede de serviços e garantia de direitos da Prefeitura e outras instâncias.

Parceria

Em abril, o Centro de Referência LGBT também abriu as portas para uma importante parceria na luta contra a LGBTfobia. O coletivo Mães pela Diversidade iniciou, no espaço, atendimento a famílias de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com o objetivo de acolher, informar, trocar experiências, desabafar sobre as dificuldades e juntar forças para lutar pelos direitos das pessoas LGBTs. Juntos, o CRLGBT e o grupo promovem, ainda, encontros itinerantes em territórios vulneráveis para levar informação.

Sobre o CRLGBT

O Centro é um equipamento que compõe a estrutura da Prefeitura de Belo Horizonte, vinculado à Diretoria de Políticas para a População LGBT da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. As atividades desenvolvidas pela Diretoria se estruturam em quatro eixos: Intersetorialidade; Participação/Mobilização Social; Formação e Atendimento Psicossocial, sendo este último atribuição exclusiva do CRLGBT.

As ações do Centro de Referência se materializam na oferta de serviços como atendimento psicossocial individual ou coletivo, acolhimento de denúncias em casos de violações de direitos ou violência em virtude de orientação sexual, discussões de caso com serviços e parceiros da rede de atendimento, bem como orientações e encaminhamentos para outros serviços municipais e rede de garantia de direitos. O acesso ao acontece por demanda espontânea, quando o usuário procura o equipamento diretamente, ou agendamento.

Serviço
Centro de Referência da População LGBT da PBH (CRLGBT)
Rua Curitiba, 481, Centro
crlgbtbh@pbh.gov.br
3277-4128 / 4227 / 6908
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!