terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Nova temporada do espetáculo teatral “Homem-bomba” em BH

Loading

Foto: Águeda Amaral


O espetáculo teatral "Homem-bomba", um monólogo com o ator Luiz Arthur com direção da também atriz Cynthia Paulino, está de volta em BH para mais uma breve temporada. Desta vez, está na programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. O Muza já assitiu a peça e recomenda! 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter! 

O espetáculo é da Companhia Teatro Adulto, de Luiz Arthur e Cynthia Paulino, responsável pela dramaturgia, estreou no CCBB de São Paulo em 2018, numa mostra de solos e monólogos.

“Tempos sombrios nos rodeiam. Os ditos ‘Homens de bem’, que vão à missa no domingo, mas espancam a mulher, atacam minorias, maltratam animais e se omitem, mesmo quando constatam que algo anda errado, muito errado, devem provocar, em nós, artistas, uma reação imediata no palco”, reflete o ator Luiz Arthur sobre temas que rodeiam o espetáculo.

Sobre o texto, Cynthia Paulino comenta: “O Jung fala que ‘o ser humano não se torna iluminado ao imaginar figuras de luz, mas ao conscientizar-se da escuridão’. Fui atrás dessa aceitação do monstro, para que a personagem e seus vários ‘eus’ aprendessem com isso”. E vai além: “Conhecimento é a palavra de ordem. Tanto aqui, como no COISAS BOAS, o autoconhecimento é o começo de tudo’.

Livremente inspirado no clássico “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson (1850- 1894), a peça conta com várias outras referências. “Eu leio bastante, o tempo todo, muitos livros ao mesmo tempo, e ‘Homem-Bomba’ é a reunião de tudo o que me deixava ansiosa, querendo conversar com alguém”, revela Cynthia.

Com duração de 50 minutos, HOMEM-BOMBA foi um desafio e tanto para seu protagonista. “Foi Cynthia que me provocou. Disse assim mesmo: ‘você dá conta de atuar e se dirigir. Já esteve em todas as frentes no teatro e chegou a hora de um desafio ainda maior’. Abracei o meu monstro”.

SERVIÇO:
Teatro  “Homem-Bomba”
Datas: 20 a 24 de fevereiro (quinta-feira a domingo). 
Horários: 20h
Local: CCBB
Ingresso: R$ 15 - clique aqui para comprar.
Classificação indicativa: 12 anos.

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter! 

Foto: Águeda Amaral


HOMEM-BOMBA - ficha técnica

Texto de Cynthia Paulino livremente inspirado no clássico “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson, e citações de Alan Moore + Aldous Huxley + Augusto dos Anjos + Carl Jung + Carol J. Adams + Corpus Hermeticum + Dick Gregory + Edward Gordon Craig + E. T. A. Hoffmann + Franz Kafka + H. P. Lovecraft + Hermes Trismegisto + Hipócrates + Krishnamurti + Leonard Sidney Woolf + Lucas Cap 10 + Manifesto do Surrealismo + Osho + Richard Holloway + Samuel Beckett + Tadeusz Kantor + Tillie Olsen + Vsevolod Meyerhold + William Blake + William Butler Yeats + William Shakespeare.

Direção, trilha sonora e atuação: Luiz Arthur

Cenário: Cynthia Paulino e Luiz Arthur
Iluminação: Marina Arthuzzi
Figurino: Cynthia Paulino
Adereços: Mauro Gelmini
Maquiagem: Linda Paulino
Artes e assistência de produção: Samara Martuchelli
Fotos: Águeda Amaral
Realização: Companhia Teatro Adulto

Foto: Águeda Amaral