terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Ainda em fevereiro, acontece em BH conversa sobre Psicanálise e Transexualidade com Duda Salabert

Loading
Foto: Lucas Ávila

Vai acontecer em Belo Horizonte, no próximo dia 27, uma interessante conversa sobre Psicanálise e Transexualidade com a presença de Duda Salabert,  tornar a primeira candidata transexual do Brasil na disputa pelo Senado, nas últimas eleições (2018). 

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter! 

A iniciativa é da pós-graduação em Psicanálise e a Clínica Contemporânea do centro universitário UNA, que escreveu sobre Duda.: "O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, bem como condena grande parte das travestis à prostituição. Duda vem conversar conosco sobre seu trabalho e nos ajudar a pensar como a psicanálise pode se posicionar frente a este cenário brasileiro".

A professora mineira Duda Salabert ficou conhecida ao se tornar a primeira candidata transexual do Brasil na disputa pelo Senado, nas últimas eleições. Mas não é só isso: a candidatura para a prefeitura de Belo Horizonte em 2020 parece ser uma ideia real também. Além disso, que não é pouco, Duda também é presidenta da TransVest, além de professora. Trata-se de uma ONG que ajuda na educação de travestis e transexuais que estão em Belo Horizonte.

EM TEMPO: recentemente, Duda Salabert divulgou a foto acima - feita pelo fotógrafo Lucas Ávila - em suas redes sociais com os seguintes dizeres: "Adoro essa foto porque ela registrou o olhar de estranhamento da sociedade ao perceber um corpo transexual. Para muitos olhares, a única possibilidade de aparição pública de um corpo transexual é nas esquinas durante a madrugada. Essa perspectiva retrata a necessidade de naturalizar nossos corpos, nossas identidades e nossas existências nos mais diversos espaços da cidade. Para nós, flanar pelas ruas já é um ato político. É um ato de resistência a um projeto excludente de cidade. É também um ato de resistência aos olhares violentos que insistem em nos exotificar. E, nessa batalha cotidiana, vamos, aos poucos, ocupando os espaços citadinos, das esquinas ao centro, das madrugadas às tardes. Bora continuar ocupando e resistindo!"

Serviço
Psicanálise e transexualidade: Batendo um papo com Duda Salabert
Data: 27 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 19h 
Local: Una - Campus Aymores
(Rua Aimorés, 1451 - Lourdes, Belo Horizonte). 
Entrada: gratuita  - mas deve-se retirar o ingresso clicando aqui

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!