quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Rafa Mártir e Leona Souki abrem o jogo sobre cultura Drag, resistência e a festa de aniversário na Eleganza (drag party) desta sexta em BH

Loading


Nesta sexta-feira, 18 de janeiro, acontece mais uma edição da drag party Eleganza. Desta vez, será a edição "POSE".  Além de ter muita drag queen, close, runaway, duelo e música... esta edição irá celebrar também o aniversário da Leona Souki (drag queen residente) e do Rafa Mártir (produtor). Por isso, o Muza bateu um papo excluZivo com os dois sobre a relação entre festa, drag queen e militância. Confira abaixo!

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!



 Leona Souki,22 anos, mulher trans, drag queen há 5 anos e residente da Eleganza  

Qual seu objeitvo em comemorar seu aniversário com essa festa em específico? 

Então, eu não era de comemorar meus aniversários, mas desde que me tornei uma figura pública vi à necessidade disso. Os amigos, colegas e fãs querem nos felicitar de alguma forma, com muito amor, carinho e reconhecimento. A forma que eu posso agradecer e agregar com meu talento à festa que me descobriu, na verdade nascemos juntas né? (rs), e hoje somos um sucesso! 

Acredita também que a festa e as drag queen são uma forma de resistência?

Sem sombra de dúvidas! A arte drag foi a porta de entrada para a minha descoberta e aceitação como mulher trans! Ser uma artista transdrag queen desmistificava todos os paradigmas relacionados a sexo e gênero. 

Qual seu desejo de aniversário aos LGBT em 2019?
Eu desejo que nossos direitos sejam assegurados. Retrocesso jamais! 
É importante que possamos unir toda a nossa diversidade e resistência para causa própria. Já sabemos que com o nosso atual governo nossa existência estará cada vez mais “ameaçada”, deixar de lado o ego e os conflitos internos da classe, pois juntos somos mais fortes!  


Rafa Mártir tem quase 26, é publicitário e o produtor que está à frente da Eleganza

Qual seu objeitvo em comemorar seu aniversário com essa festa em específico? 
A Eleganza se tornou a minha vida, hoje em dia eu sinto que realmente faço aquilo que eu amo, aquilo que eu fui destinado nessa vida a fazer. Ter uma festa LGBTQI+ que agrega um publico muito diverso dessa sigla é muito importante pra mim, eu vi algo que eu sonhei, batalhei e abri mão de quase tudo que eu tinha como foco para dar vida, e cresceu e vem crescendo de uma forma muito positiva. Como meu aniversario é uma data muito importante pra mim, nada mais justo eu celebrar no lugar onde eu tenho mais orgulho de estar!

Você, como promoter e LGBT, acredita que festa é também empoderamento? 
Sim, claro! É um espaço onde podemos ser quem somos, e ainda não podemos 100% por isso temos que trabalhar ainda mais, se posicionar e mostrar também para dentro da nossa comunidade que devemos respeitar e valorizar todos os tipos de arte e vertentes. Temos uma impressão que o preconceito só existe fora da comunidade, mais não é, ele começa a ser desconstruido dentro dos nossos.

Acredita também que as drag queens são uma forma de resistência?  
Sim, muito. Fazer drag ainda é algo um pouco mal visto, as pessoas estão abrindo suas mentes à essa arte e entendendo que não é algo sexual, ou pejorativo, e sim uma arte que vem mudando vidas! Se montar é libertador!

Qual seu desejo de aniversário aos LGBT em 2019? 
Fico emocionado em responder essa pergunta, muito forte.  Se você me perguntasse ao Rafa Mártir de 10 anos, como seria seu aniversário de 26 anos, nunca iria sonhar que seria lutando por uma causa, que seria numa festa drag, que seria cercado de tantos iguais á mim, por sofrer muito preconceito. Na infância, eu acreditava que nunca ia ser livre, e hoje sou. Então meu desejo é que todos se libertem, e saibam seu valor, quando a gente sabe do nosso valor, ninguém nos para! Somos importantes, somos muitos, somos resistência e não vamos deitar! Vamos lutar por nossos espaços, vamos ocupar, vamos valorizar a arte Drag! Vem conosco se unir.

Sobre a festa desta sexta-feira

Para a primeira edição do ano a festa irá juntar duas casas Drag de BH: Haus Of LeBlanc X Haus Of Karalhun que irão disputar com performance e runaway. A casa vencedora leva o troféu de Janeiro de melhor casa, sendo julgada por jurados especializados e com votação também do publico. 

Haverá também duelo de Vogue e runway com pessoas selecionadas na hora, para que o público possa participar.

Além disso vamos celebrar o aniversario de Leona Souki e Rafa Mártir com uma pixxxta de 5 horas de musica sem parar!

Para animar a noite, os DJs: Isabelle Gee, Monique, Kaila
Mary, Thalles, SanDiego, Dada
e Gabriel Grabs.

Serviço
Festa "POSE" da Eleganza
Data: 18 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 23h
Local: Factory (rua Sergipe, 1211, Savassi). 
Entrada: R$20 A R$30 - clique aqui para comprar

Siga o Muza no Facebookno Instagram e no Twitter!