sábado, 27 de outubro de 2018

Nada inspirador: faleceu João Nery, considerado o primeiro homem transexual operado do Brasil

Loading




Na última sexta-feira, 26 de outubro, faleceu João  W. Nery, importante personalidade LGBT sobretudo aos transexuais por ser considerado o primeiro homem transexual operado do Brasil, além de militante da causa. João faleceu em decorrência a um tipo de câncer, que estava fazendo tratamento há um tempo. 

João tem publicado o livro “Viagem Solitária” que conta sua história sobre ser o primeiro transhomem brasileiro. Inclusive, está prevista uma adaptação aos cinemas deste livro

João Nery era graduado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor universitário, psicoterapeuta e pesquisador em gênero e sexualidade, especializado em Sexologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE). Após a publicação de Viagem Solitária: memórias de um transexual trinta anos depois (Leya, 2011) e depoimentos na mídia, tornou-se referência nacional como ativista por direitos humanos.

O Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) emitiu uma nota de falecimento que expressa o sentimento de muitos e você pode ler abaixo na íntegra:

Nota de Falecimento

É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso querido João W. Nery. Como era de conhecimento de todos, ele vinha lutando contra o câncer, mas veio a falecer.

Mesmo que estejamos tristes, pois sabemos do tamanho do amor que temos por João, sabemos agora que o sofrimento dele se findou. A nós, fica o compromisso e a responsabilidade de não deixarmos que as lembranças se percam e que mantenhamos João vivo em nós e nas nossas histórias.

João nunca foi egoísta, e também não seremos, e vamos compartilhar a alegria que temos em termos em nós um pouco de João, quando ele habita em nossas memórias e em nossas conquistas.

A Sheila , sua companheira, prestamos nossa solidariedade e mandamos um imenso abraço e sabemos o quanto vc foi importante para ele e ele também para vc. Estamos juntos.

Sua luta não foi em vão João W. Nery... continuaremos o que ele começou! !! Sempre na luta!!!