segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Livro sobre atendimento aos transexuais e travestis em ambulatórios de saúde terá lançamento em BH

Loading

Será realizado na próxima quarta-feira, 12 de setembro, o lançamento do livro "Ambulare" do professor Marco Aurélio Máximo Prado. O autor também é pesquisador há 20 anos sobre os temas de gênero e sexualidade, além de ativista ao lado de travestis e transexuais. 

O livro retrata, por meio da ficção, a realidade de travestis e transexuais no Sistema Único de Sáude (SUS). A inspiração é justamente o trabalho realizo por Marco Aurélio Máximo Prado  no Ambulatório de Transexualidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Ele trabalhou por três meses no acolhimento e acompanhamento de usuários e usuárias no cuidado à saúde. Em entrevista ao site da UFMG ele falou sobre essa experiência e o livro:

"Queria pensar a despatologização do gênero, dos corpos e das sexualidades por meio da materialidade da escuta, do olhar e da assistência... A ficção ajuda a evidenciar que as palavras e os sentidos podem possuir-se de formas diferentes, alterando nossa consciência e nosso olhar sobre o mundo, e que isso é um ato político... Nenhum especialista detém algum saber que a experiência do corpo e das transexualidades não tenha produzido. Um cuidado despatologizador deve estar atento às singularidades das histórias pessoais e ao contexto em que se inserem essas singularidades... Esse é um princípio do SUS que deve valer para todos e todas. Portanto, travestis e transexuais têm o direito ao acesso e à construção do cuidado à saúde com dignidade e qualidade”

No lançamento, o livro será apresentado pela Professora Ângela Marques e pelo Professor Marcelo Cattoni. 

Serviço
Lançamento do livro "Ambulare" do professor e pesquisador Marco Aurélio Máximo Prado
Data: 12 de setembro (quarta-feira)
Horári: 11h15
Local: Prédio da Pós-Graduação em Direito da UFMG - Salão Nobre - andar 4 (avenida João Pinheiro, 100 - Centro, Belo Horizonte).
Entrada: Gratuita
Atenção: As primeiras trinta pessoas que chegarem terão direito a um exemplar gratuito.

Livro: Ambulare
Autor: Marco Aurélio Máximo Prado
Selo: PPGCOM – UFMG / 85 páginas

O livro "Ambulare" também pode ser baixado gratuitamente pelo site da PPGCOM-UFMG e a versão impressa está à venda na livraria Quixote, da UFMG