quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Acontece hoje em BH apresentação do concerto “Cartas para Bernstein”

Loading

Hoje, quinta-feira, 16 de agosto, acontece apresentação do concerto inédito “Cartas para Bernstein”, em homenagem aos 100 anos do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). 

Considerado pela crítica como um gênio musical, ele foi um dos primeiros compositores estadunidenses a alcançar o prestígio global, além de ser tido como um dos maiores compositores do século XX. Bernstein completa seu centenário de nascimento no dia 25 de agosto de 2018.

Pouco se sabe, no Brasil, sobre as correspondências que Bernstein trocou não só com a sua família e amigos, mas também com grandes artistas mundiais, como a soprano norte-americana de ascendência grega Maria Callas (1923-1977), e com o compositor Aaron Copland (1900-1990) — uma das inspirações de Bernstein. 

Publicadas em uma edição do musicólogo britânico Nigel Simeone, intitulada "The letters of Leonard Bernstein” ("As cartas de Leonard Bernstein”, Yale University Press, 2013), esse volume, bem como as 650 missivas que estão disponíveis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos têm dado um insight sobre o homem por trás do artista.
Neste concerto, a leitura dramatizada de algumas cartas selecionadas, que Leonard Bernstein enviou para sua esposa, familiares, amigos, além da exploração até mesmo de documentos oficiais da Casa Branca, revelam a influência do compositor na cultura, sociedade e política estadunidenses. 

Com canções de alguns dos trabalhos mais reconhecidos de Bernstein, como a opereta Candide (1956), o musical da Broadway West Side Story (1957), bem como algumas canções pouco executadas no Brasil como “To What You Said”, tida como uma homenagem do compositor ao amor homossexual, “Cartas para Bernstein” lança um olhar para a personalidade singular de um artista único. 

Repertório

1.  Peças pianísticas de Leonard Bernstein, arranjadas por Fred Natalino.

2. “Dream With Me", da adaptação musical Peter Pan (1950) que Bernstein fez sobre a peça teatral do dramaturgo escocês J.M. Barrie.

3. “It Must be Me”, ária de Candide, da opereta Candide (1956), de Leonard Bernstein e libreto de Lillian Hellman.

4. “Glitter and be Gay”, ária de Cunegonde, da opereta Candide (1956), de Leonard Bernstein e libreto de Lillian Hellman.

5. “A Simple Song", da peça de teatro musical Mass (1971), de Leonard Bernstein/Stephen Schwartz, comissionada pela ex-primeira dama Jacqueline Kennedy.

6. "To What You Said", de Leonard Bernstein/Walt Whitman, criada para o ciclo de canções Songfest (1977).

7. ”Suíte West Side Story”, com trechos da obra-prima de Leonard Bernstein/Stephen Sondheim, em arranjo de Fred Natalino.

8. “Maria”, de Leonard Bernstein/Stephen Sondheim, do musical West Side Story (1957).

9. ”Tonight”, de Leonard Bernstein/Stephen Sondheim, do musical West Side Story (1957).
10. "Somewhere/Make Our Garden Grow", uma combinação dessas duas famosas canções do musical West Side Story (1957) e da opereta Candide (1956).

FICHA TÉCNICA
Duração: 60 minutos
Concepção, Pesquisa e Tradução: Marcelo Kuna 
Arranjos: Fred Natalino, Fausto Borém 
Cantores: Marcelo Kuna, Raissa Brannt, Leonardo Mendonza 
Cantor convidado: Célio Souza
Piano: Fred Natalino  
Contrabaixo: Fausto Borém 

Serviço
"Cartas para Bernstein"
Data: 16/08 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Praça da Liberdade, 640 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30140-010
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 60 minutos antes da apresentação.
Espaço sujeito à lotação (98 lugares).
Classificação indicativa: 14 anos