segunda-feira, 4 de junho de 2018

Sábado tem jogo e festa do Bharbixas no Mineirão

Loading


O evento que comemorará o aniversário do Bharbixas, primeiro time LGBTQ+ de Belo Horizonte acontecerá no dia 9 de Junho no Mineirão, e tem como objetivo ressaltar a diversidade em campo e o respeito aos jogadores e ao público que acompanha os esportes na arquibancada. 

A equipe foi convidada pelo estádio Mineirão para realizar um jogo de futebol amistoso no gramado do estádio contra uma seleção de jogadores de outros times gays nacionais, no mês de comemoração internacional de Visibilidade LGBTQ+. 

O time Bharbixas fará, na mesma ocasião, uma grande festa em comemoração ao seu primeiro aniversário, como uma forma de dar voz à causa carregada pela bandeira trazendo assim, à sua cidade natal, um espaço seguro e livre de preconceito para a prática do esporte. 

A festa que terá início às 11h30  promete trazer muita diversão em suas quase 12 horas de duração. Além da partida amistosa, o evento contará com shows das cantoras Aretuza Lovi e Mulher Pepita; blocos de carnaval e diversos DJs atuantes na capital mineira

O Mineirão é um espaço que apoia a diversidade de gênero e a luta contra qualquer forma de preconceito. No ano passado, o estádio foi o primeiro do país a engajar na causa do dia do Orgulho LGBTQ+ e ficou iluminado com as cores do arco-iris.

Sobre o Bharbixas

Gustavo Mendes, atual presidente do Bharbixas, criou o time de futebol society com o intuito de reunir pessoas interessadas pelo esporte e que várias vezes se sentem excluídas da prática devido ao preconceito e assédio comumente visto dentro do mesmo. Essa luta saudável contra o preconceito trouxe o engajamento de cerca de 25 pessoas logo em seu primeiro treino. Com a ajuda dos co-fundadores Leonardo Machado, Lucas Mapa e Rafael Marçal, o projeto logo tomou proporção chegando a ter visibilidade internacional após se tornarem vencedores da primeira edição da Champions Ligay, campeonato de futebol masculino gay realizado no Rio de Janeiro em Novembro de 2017.

A taça foi trazida para Belo Horizonte com muito orgulho, não apenas pela vitória em campo, mas também pelo triunfo contra o preconceito. Uma das frentes do time é de levantar a bandeira da diversidade com atletas afeminados, gordos, magros, malhados, negros, brancos, transexuais, drags e todos aqueles que quiserem se reunir em prol do esporte que é considerado amor nacional, porém que ainda carrega grandes traços de homofobia e preconceito. 

Com o sucesso crescente do Bharbixas, o time sentiu a necessidade de abrir suas portas para a diversidade não só dos atletas, mas também dos esportes. O clube passou a ter um caráter poliesportivo LGBTQ+ e atualmente conta com as seguintes modalides esportivas: Futebol, Vôlei, Handball e Corrida.

Serviço
1 ano de Bharbixas - festa no Mineirão
Data: 9 de junho (sábado)
Horário: 11h30 (jogo) 14h (festa)
Local: Estádio Mineirão
Ingressos: R$22 a R$40,00 - clique aqui para comprar