quarta-feira, 13 de junho de 2018

Livro sobre travestis e mulheres trans em BH será lançado no evento Queerdrilha

Loading


No próximo domingo, 17 de junho, acontece o evento Queerdrilha que terá também, dentre as atrações, o lançamento do livro "Translado: identidades, territórios e memórias de mulheres trans e travestis da avenida Pedro II", que aborda um projeto de mesmo nome realizado com travestis e mulheres trans deste local de Belo Horizonte. O evento também é uma parceria com o cursinho Trans Enem, pré-vestibular para pessoas trans. 

O evento será uma festa junina e conta ainda com ensaio dos blocos de carnaval Garotas Solteiras e Alô, Abacaxi, e a Gaymada, versão queer do jogo de queimada, além da transmissão da estreia do Brasil na Copa do mundo, comentado pelo time gay de futebol Bharbixas.

Sobre o Livro

O projeto Translado é financiado pela lei municipal de incentivo à cultura e trabalha junto a travestis e mulheres trans da avenida Dom Pedro II. 

Foram realizadas oficinas de acordo com os eixos Identidades, Territórios e Memórias, em que elas desenvolveram atividades de acordo com cada tema e produziram conteúdo que resultaram no livro. 

Dentre as atividades estavam a customização de camisetas a fim de expressarem um pouco de quem eram e a colagem de lambe-lambes com frases de sua autoria pela avenida Pedro II.

Um dos objetivos do projeto é dar visibilidade e protagonismo de fala a estas mulheres. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, segundo a organização Transgender Europe. A falta de oportunidades e aceitação dessas pessoas no mercado formal de trabalho fazem com que 90% delas estejam em situação de prostituição. Essa realidade pode ser alterada com a democratização de informações sobre as experiências trans na sociedade. Uma das principais causas da intolerância é justamente a desinformação. É na busca do resgate da dignidade e respeito a essas pessoas que o projeto Translado trabalha, ao nutrir a sociedade com informações sobre a vida delas.

O livro contém fotos e relatos que refletem o cotidiano das mulheres trans e travestis, falam sobre seu trabalho, infância, relacionamentos, sonhos e tudo o mais que cabe a uma vida humana. Serão distribuídos exemplares gratuitos a todos que comparecerem ao lançamento e também serão feitas doações a bibliotecas públicas. 

O projeto Translado, ao lançar seu livro, realiza um evento que agrega outros projetos LGBT da cidade em uma grande festa que celebra a diversidade e a visibilidade trans.

Para mais informações entre em contato pelos emails: caioparanhos2@gmail.com; tomasspgerman@gmail.com ou pelos telefones 31 996125499 (Caio) e 31 998111992 (Tomás)

Serviço
Evento Queerdrilha com lançamento do livro Translado
Data: 17 de junho (domingo)
Horário: 15h
Local: espaço NaAção (Rua Virgínia, 382), no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte
Entrada: Gratuita


Livro: será distribuído gratuitamente no evento.