sexta-feira, 11 de maio de 2018

Acontece em BH lançamento do livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT”

Loading


O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), responsável pela organização da Jornada pela Cidadania LGBT e da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, promove no dia 17 de maio, próxima quinta-feira, o lançamento do livro “Família Invisíveis - Coletânea de Contos e Poemas LGBT”. 

A publicação integra a 4ª Jornada pela Cidadania LGBT 2018 cujo tema “FamíliaS e DireitoS - Nossa Existência é Singular, Nossa Resistência é Plural” faz-se presente na obra. O edital público, divulgado no final de 2017, convocou a participação de autores em todo o estado de Minas Gerais, cujos poemas e contos selecionados estão na produção impressa.

O livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” tem entre seus principais objetivos promover e divulgar a literatura LGBT de Minas Gerais; estimular a produção literária com temática LGBT que discutam a diversidade sexual e de gênero; promover a integração artístico-cultural dessa população, fortalecendo sua identidade e posicionamento político-social. 

Os objetivos com esta publicação literária é contribuir de maneira bastante efetiva no combate ao preconceito e à intolerância por meio da arte: “Apresenta ao leitor vivências e laços parentais que, quando observadas com sensibilidade, podem revelar-se muito semelhantes à sua própria realidade”, ressalta.

O livro é um produto cultural resultante do projeto 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, que é beneficiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais.

A data de lançamento é bastante simbólica para a comunidade LGBT. Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Declarou-se, portanto, que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

Serviço
Lançamento do livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” 
Data: 17 de maio (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: MIS Cine Santa Tereza (Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte)
Entrada: gratuito.