terça-feira, 24 de abril de 2018

Acontece em BH o 1º Congresso de Dança de Salão Contemporânea com Forró Queer

Loading

Acontece nesta semana em Belo Horizonte, de 27 a 29 de abril, o 1° Congresso de Dança de Salão Contemporânea: Gênero e Diversidade na Dança  de Salão. O evento pretende discutir as influências dos Movimentos feministas, LGBT e Queer e abordará também a influencia do contato da Dança de Salão com outras Técnicas corporais.

Dentre a programação, que você pode conhecer alguns destaque abaixo, ressaltamos o Forró Queer que segundo a organização ““Vamos juntar lá quem sempre se sentiu inibide ou discrimidade de alguma forma nos ambientes tradicionais de dança para criar um espaço só nosso: onde prevaleça a liberdade de dançar com quem quiser e como quiser!”

O 1° Congresso tem curadoria de Samuel Samways, bailarino e pesquisador do programa de residência artística do CEFART. Este será primeiro evento de grande  dedicado exclusivamente à dança de salão contemporânea. tema dessa edição, gênero e 
diversidade,visa  fortalecer práticas e pensamentos críticos, autônomos e criativos sobre 
esse assunto no contexto da dança de salão.

Com a presença de destacadas profissionais da dança de salão com pesquisas na área de gênero e diversidade, o evento terá em sua programação oficinas de dança, espetáculos, palestras, mesas-redondas e bailes reunindo artistas, professoras e todes aqueles interessados nas relações entre feminismo,diversidade de gênero, sexualidade e dança.

A Ata-me! vai apresentar, em diferentes atividades, os princípios e métodos por trás da
dança de salão queer, abordagem que vem desenvolvendo nos últimos 5 anos, em que alia
práticas e ideias feministas e pelo respeito a diversidade:

Palestra (Dia 27/04, das 17h30 às 19h)
Educar para e pela diversidade na Dança de Salão – Laura James

Através de sua trajetória, Laura James apresenta o ponto de partida e as estratégias desenvolvidas nos últimos cinco anos em que trabalha, como professora e dançarina, para desconstruir o machismo estruturante nas práticas de Dança de Salão. O olhar de uma mulher trans e lésbica, colabora para levantar as questões pertinentes ao lugar ocupado pelas mulheres, pelas pessoas LGBTQ e outras minorias nesse contexto.

Oficina (Dia 28/04, das 15h30 às 17h)
Dança de Salão Queer: estratégias para um aprendizado livre de machismo

A partir de uma abordagem queer a oficina visa desconstruir estereótipos de gênero na Dança de Salão. As experiências propostas trazem novos arranjos para formação de pares e o contato corporal, reflexões sobre a linguagem e sobre as escolhas musicais, diferentes perspectivas para a expressão de gênero, construindo um ambiente livre de machismo e preconceitos.

Forró Queer (Dia 27/04, das 22h às 3h)

O Forró Queer é um baile pensado para acolher quem sempre se sentiu inibide ou discrimidade de alguma forma nos ambientes tradicionais de dança, criando um ambiente onde prevaleça a liberdade de dançar com quem quiser e como quiser. No Forró Queer cabem todos os gêneros e orientações afetivas. A ideia é empoderar mulheres e pessoas LGBTQI, para que também através da dança possam ocupar todos os espaços destinados a se dançar a dois.

Mesa redonda
Novos Rumos para a Dança de Salão

Em debate com demais convidades e com o público, as professoras da Ata-me! Laura James e Marina Coura irão levantar questões para o desenvolvimento de uma dança de salão mais diversa e inclusiva.

Sobre a Ata-me!

A Ata-me! é pioneira em dança de salão queer no Brasil e atende a um público muito diverso, totalmente inclusivo a pessoas LGBTIQ, sempre buscando um ambiente de
descontração onde todes possam aprender juntes e sem preconceitos.

Serviço
Forró Queer
Data: 27 de abril (sexta-feira)
Horário: 22h
Local: Buena Danza (Academia MP Fit - Avenida Getúlio Vargas, 471, Funcionários, Belo Horizonte)
Ingressos: R$15 a R$25 - clique aqui para comprar