segunda-feira, 19 de março de 2018

Sábado acontece em BH oficina e festa com foco em mulheres na arte Drag Queen

Loading



No próximo sábado, dia 24 de março, acontece o evento “Maremoto em BH”, que traz como mote a presença das mulheres na arte Drag Queen. A programação inclui oficina de montação e festa com a presença da drag carioca Palloma Maremoto.

Propondo uma conexão entre drags de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o evento é organizado pela artista Gabriela Dominguez, coordenadora do Coletivo Montarya e mulher que dá vida à personagem Bella la Pierre. Gabriela, além de ser maquiadora profissional, é drag mulher atuante na cena queer de Belo Horizonte e possui um histórico de experiências em oficinas de Arte Drag, principalmente voltadas para as mulheres, e afirma que a “montação” pode ser um dispositivo de empoderamento da mulher. 

A Oficina de Arte Drag é realizada regularmente em Belo Horizonte, desde 2016, tendo sido oferecida em diversas ocasiões e espaços, e contando com a participação de dezenas de homens e mulheres interessados na arte. Para esta edição da oficina, que integra a programação do “Maremoto em BH”, o coletivo contará com uma oficineira convidada especial, Paloma Marimoto, mais conhecida no universo drag como Palloma Maremoto, drag mulher do Rio de Janeiro, atriz, performer e maquiadora de projeção nacional. 

A oficina, assim como todas as atividades desenvolvidas pelo Coletivo Montarya, busca gerar a convivência entre a cultura drag e a comunidade belorizontina, ultrapassando o caráter meramente de entretenimento, e aprofundando o aspecto de “desmarginalização” e inserção social das pessoas que atuam nesse universo.

E como a arte drag envolve não só técnica e maquiagem, mas também performatividade e celebração, o Coletivo promove mais uma edição da sua festa, já conhecida no calendário de eventos LGBTs da cidade. O evento será no mesmo dia da oficina e contará com a presença das drags parceiras do Coletivo. A “montação” é livre, sendo este um espaço de experimentação para todos que desejam ter uma vivência drag, sem censuras e regras. A festa conta com uma equipe predominantemente de mulheres e LGBTs, com performances drag da convidada Palloma Maremoto, concurso de dublagens e muito mais.

Coletivo Montarya

Drag Queen é uma arte que independe de gêneros. Homens e mulheres podem experimentar essa vivência livremente como forma de expressão e performatividade. Tal arte, existente há mais de 100 anos, tem se destacado e crescido cada dia mais, no mundo todo. E Belo Horizonte, cidade que possui um movimento LGBT forte e atuante na vida política e social da cidade, claro que conta com um grupo de artistas Drags que faz deste cenário um palco de luta e festa! 

Nesse sentido, o Coletivo Montarya é um agrupamento artístico com temperos da cultura Drag formado por peruqueiros, maquiadores, figurinistas, produtores teatrais, todos artistas ligados à temática Drag. Criado em 2015, o Coletivo promove diversos eventos na cidade, buscando sempre difundir a cultura drag para a comunidade em geral. 

Dentre suas atividades, o grupo desenvolve um trabalho de oficinas de capacitação. A Oficina de Arte Drag surgiu para incentivar tal prática, abarcando não apenas homens, mas também as mulheres, cis e trans. O curso tem como objetivo afirmar a representatividade LGBT, disseminar a prática de empoderamento feminino, o exercício de auto estima e a auto afirmação através da caracterização drag.


Bella La Pierre

Bella la Pierre é drag mulher e maquiadora atuante na cena queer de Belo Horizonte. Trabalha na área da maquiagem artística há 12 anos, assinando produções teatrais e cinematográficas como a ópera “Romeu e Julieta” e o média metragem “Santino e o Bilhete Premiado”, exibido na Globo Minas. Gabriela é cantora da Banda Drag The Pulso in Chamas, bem como uma das fundadoras do Bloco Corte Devassa e do Coletivo Montarya.



Palloma Maremoto

Palloma Maremoto é Drag Queen e atriz, iniciou seus estudos em 2012 através de pesquisas teatrais. Reside na cidade do Rio de Janeiro, é fundadora da Casa Maremoto onde oferece oficinas e cursos regulares de maquiagem. Palloma transita entre o eixo Rio-SP com oficinas e outros trabalhos envolvendo o universo drag. É uma das mais destacadas drag mulheres do país, tendo aparições em programas como "Amor e Sexo" da Globo e o "Superbonita" do GNT. Atualmente produz vídeos com tutoriais de maquiagem para o seu canal no youtube.

Serviço

Oficina
Data: 24/03, sábado
Horário: 9h às 16h
Local: Bela Academia Escola de Beleza (Av. Afonso Pena, 941, 2º andar. Centro, BH/MG)
Oficineiras: Gabriela Dominguez (Bella la Pierre, BH) e Paloma Morimoto (Palloma Maremoto, RJ)
Valor: R$200,00 - clique aqui para comprar.

Festa
Data: 24/03, sábado
Horário: 23h às 4h
Local: Studio Bar (Rua dos Guajajaras, 842. Centro, BH/MG)
Performances: Palloma Maremoto, drags do Coletivo Montarya, e concurso Rainha da Dublagem
Hostess: Azzula Sam
Discotecagem: Lu Escarbe - Mahayla - Dandelion Drag
Pole Dancer: Aurora Star
Valor: R$20,00 - clique aqui para comprar.