terça-feira, 28 de novembro de 2017

Nesta quarta acontece debate sobre “Pensando gênero e sexualidade na produção do espaço urbano”

Loading

Na próxima quarta-feira, 29 de novembro, acontece na Escola de Arquitetura da UFMG um interessante debate intitulado: “Pensando gênero e sexualidade na produção do espaço urbano”. Sobre o evento em si, a organização explica:

“O olhar sobre gênero e sexualidade no planejamento territorial urbano trabalha as demarcações entre a esfera pessoal e a esfera política, o território público e o doméstico e, com isso, convida à reflexão sobre reconhecimento da diversidade cultural como elemento chave para repensar a planificação. Não somos todos iguais, há diferenças, e o plano, diferentemente do que hoje acontece, não deve pensar apenas na totalidade, e sim estar atento a essas diferenças”.

O debate é parte do “Seminário de ITCC”. Num primeiro momento, haverá apresentação individual dos temas abaixo, seguindo do debate, também com os convidados citados  abaixo:   

- Ágar Camila Saraiva - Gênero e políticas públicas de mobilidade
Orientadora: Natália Mol
Co-orientadora: Marina Amorim

- Priscila Lopes - Arquitetura prisional com recorte de gênero: Políticas públicas para o sistema prisional feminino
Orientadora: Rita Velloso

- Rogério Passos - Abordagem de gênero e sexualidade no planejamento urbano de espaços públicos do Hipercentro de Belo Horizonte
Orientadora: Natália Mol
Co-orientadora: Marina Amorim

Convidadxs

- Caio Pedra, mestrando em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro com pesquisas relacionadas ao acesso à Cidadania pela população LGBT. Bacharel em Direito pela UFMG, é membro do projeto de extensão "Diverso UFMG", do Grupo de Pesquisa "Estado, Gênero e Diversidade" e da Comissão Sexual da OAB/MG.

- Isabel Cristina de Lima Lisboa, superintendente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).

- Natália Alves, feminista negra, jornalista e mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG.

Serviço
Debate - Pensando gênero e sexualidade na produção do espaço urbano
Data: 29 de novembro (quarta-feira)
Horário: 10h 
Local: Escola de Arquitetura da UFMG (R. Paraíba, 697, Funcionários, BH), sala 318. 
Entrada: gratuita (aberta ao público)