quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Coletivo Majestades inaugura nova exposição em Belo Horizonte

Loading


Nesta sexta-feira, 24 de novembro, amanhã, acontece a inauguração da exposição “Matriarcado”, nova criação do Coletivo Majestades, que aborda a maternidade como umt todo e o papel da mulher. A concepção é de Cynthia Paulino, fotografia de Catarina Paulino e design de Samara Martuchelli:

A ti, reverenciamos, ó Grande Mulher. Leoa Devoradora. Grande Mãe Ancestral. Mãe Abençoada, Mama, Mami, Madre, Mãe. Mãe Terra. Natureza Universal plenamente fecunda - Mãe Eterna. Senhora das Estrelas. Deusa, Vênus Monstruosa. Mãe dos Grãos. Senhora dos Abraços. Mãe Múltipla. Deusa Mãe do Universo. A Caçadora. Mãe dos Mil Seios. Mãe Gloriosa. Senhora da Fertilidade. Mãe do Amor Radiante. Senhora das muitas espadas. Mater Dolorosa. Mãe do Dia e da Noite. Mulher dos Nomes incandescentes. Senhora dos Corações Partidos. Deusa Tríplice (A que contém, que mede e a Matéria do Universo). Senhora do Fogo Sagrado. Rainha Gloriosa. A Deusa dos muitos Braços. Chama interior da Natureza Divina. O centro da Psique. A Grande Mãe vestida de Flechas. Mulher da Alma Selvagem e Furiosa Guerreira: Criadora, Redentora, Doadora e Tomadora de vida. Reguladora do Tempo, da Harmonia e da Discórdia. Mãe dos Vivos e dos ainda por nascer. Mulher de muitos Rostos e muitos Nomes. A que tudo sabe. "SEJAMOS AMÁVEIS, MAS JAMAIS SUBMISSAS"

Sobre a Coletivo Majestades

A atriz, professora e diretora de teatro Cynthia Paulino, ao lado de sua irmã, a fotógrafa Catarina Paulino, e do maquiador Mauro Gelmini criaram o Coletivo Majestades, encontro que reúne teatro, artes plásticas, maquiagem, fotografia e vídeo para a realização de exposições a partir de temas contemporâneos.  

A primeira exposição, intitulada “Majestades”, aconteceu em maio de 2014 e teve como inspiração os contos de fadas. Em novembro do mesmo ano, “Vestidas de Majestade” mostrou bonecas de papel e bordados em tecido inspirados nos poemas de Clarice Lispector. “Somos Todos Iguais, Mesmo Diferente”, realizada em junho de 2015, refletiu sobre a intolerância diante das diferenças transformando crânios e caveiras em símbolos de sabedoria. Em julho de 2016, Mauro Gelmini se afasta do projeto. Linda Paulino passa a integrar a equipe neste momento como maquiadora de “Todo Mundo É Uma Estrela”, concebida a partir das histórias de mulheres e seus corpos.

Serviço
Exposição “Matriarcado” - Coletivo Majestades 
Data: de 24 de novembro a 10 de novembro
Local: Foyer da Escola de Teatro PUC Minas (Avenida 31 de março nº 577, prédio 20, acesso 09, Campus Coração Eucarístico)
Valor ingresso: Entrada franca.