quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Sábado acontece debate sobre Movimento LGBTQI em BH

Loading

No próximo sábado, 21 de outubro, acontecerá  no Centro Universitário UNA, campus Barro Preto, mais uma edição do projeto “Café com o professor”, promovido por estudantes de psicologia  que visa gerar um fluxo de ideias com visão aplicada ao conteúdo teórico. Desta vez, o tema será “Movimento LGBTQI: A luta de corpos invisíveis aos olhos da representatividade”. Sobre a escolha do tema a organização explica:

Se analisarmos profundamente o cenário atual do nosso país, poderemos concluir que se perpetua uma grande onda conservadora que ameaça os direitos da população LGBT+ e contribui diretamente para a patologização e invisibilidade. Outrora, vemos uma militância Gay consolidada, forte e atuante, ocupando espaços, porém, o movimento muitas das vezes não contempla os corpos bissexuais, travestis e transexuais.

No âmbito de políticas públicas, porque ainda existe tanto descaso e apagamento da subjetividade destes corpos? Visibilidade ou representatividade? Estas temáticas devem ser discutidas dentro da academia numa proporção multi e interdisciplinar. Entre os limites impostos pelo extremismo estes corpos estão de maneira revolucionária contribuindo para uma transformação daquilo que entendemos por gênero, identidade e dissidências sexuais.

Traga nesse dia o seu corpo político e sua vontade de aprender e construir coletivamente respostas para estas e outras questões.

Para debater o tema, foram convidados: Dalcira Ferrão (Psicóloga, Conselheira-Presidenta do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Militante LGBT),  Ana Ester (Teóloga, mestra e doutoranda em Ciências da Religião. Membro das Igrejas da Comunidade Metropolitana),  Roberto Reis ( Professor do Centro Universitário UNA e idealizador do projeto UNA-SE contra a LGBTfobia) e Nathan Phellipe ( Ator e coordenador no grupo Trans Teatro. Integrante do Coletivo Não me Kahlo, UNA Contagem).

Serviço
Café com o professor - “Movimento LGBTQI: A luta de corpos invisíveis aos olhos da representatividade”
Data: 21 de Outubro  (sábado)
Horário: 9h
Local: Centro Universitário UNA - Campus Barro Preto (Pilotis) - Rua dos Goitacazes n° 1159
Entrada: Gratuita mas é necessário fazer inscrição nesse link.