segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Conheça a programação da terceira semana da Ocupação Transarte em BH

Loading

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, acontece a terceira semana da Ocupação Transarte em BH. Ao longo de seis (6) semanas – a primeira teve como destaque a exibição do polêmico espetáculo teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” -  Belo Horizonte receberá o Transarte, um projeto de ocupação dos galpões da Funarte MG voltado para manifestações artísticas e culturais pautadas pela diversidade. 

A Ocupação Transarte irá preencher todo o mês de outubro e também as duas primeiras semanas de novembro, com uma programação criada para promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e atores da cena cultural e artística LGBT+ nacional e da capital mineira,  com as figuras atuantes no cenário, cada vez mais forte e consolidado.  

Ao longo da terceira semana de evento, os palcos da Funarte/MG receberão o espetáculo Ser Experimento para Tempos Sombrios (BH). Produzido pela Companhia TODA DESEO, a apresentação explora a narrativa como espaço de resistência, insurgência e crítica, para que o único personagem em cena celebre os corpos que fogem das normas de corporalidade do senso comum. 

O longa metragem convidado, “Luana Muniz – Filha da Lua” (RJ), documenta os bastidores da vida de Luana Muniz, uma das mais importantes e influentes personagens da cena LGBT+ do Rio de Janeiro. Famosa pelo bordão “Travesti não é bagunça”, que figurou em diversos programas jornalísticos e humorísticos no início dos anos 2000. A travesti faleceu em maio deste ano e será lembrada com a exibição do filme. Em sua exibição inédita em Belo Horizonte, já foi exibido no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio de Janeiro no qual conquistou o prêmio de Melhor Longa Metragem do festival.

As performances mineiras “Minha História que Nunca Vi” e “Noviça nº3” completam a seleção de cenas curtas da Ocupação. A primeira, criada e dirigida por Bruno Lelis, Bremmer Guimarães e Igor Leal, apresenta quatro artistas que, mergulhados em uma cena íntima, tecem uma narrativa que protagoniza a arte dos corpos trans. A segunda performance, intitulada Noviça nº3, propõem uma reflexão a respeito das restrições e opressões impostas às pessoas trans.


Semana 3 (18/10 a 22/10):

Quarta-feira (18/10)
- 17h Espaço de Exposição Transolhar

Quinta-feira (19/10)
- 18h Exibição do Longa Luana, Filha da Lua
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios 

Sexta-feira (20/10)
- 19h Cena Curta: Minha História que Nunca Vi
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios

Sábado (21/10)
- 17h Cena Curta: Minha História que Nunca Vi
- 17h30 Simpósio Transarte: Debate Acessibilidade Trans
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios

Domingo (22/10)
- 17h Simpósio Transarte: Encontro dos realizadores
- 19h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios

Local: a Funarte MG fica na rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte.

Todas as apresentações artísticas, em formato de espetáculo, requerem a compra e apresentação de ingresso, menos para o público trans que tem entrada franca garantida em todos dos dias da Ocupação.