segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Conheça a programação da segunda semana da Ocupação Transarte em BH

Loading

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, acontece a segunda semana da Ocupação Transarte em BH. Ao longo de seis (6) semanas – a primeira teve como destaque a exibição do polêmico espetáculo teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” -  Belo Horizonte receberá o Transarte, um projeto de ocupação dos galpões da Funarte MG voltado para manifestações artísticas e culturais pautadas pela diversidade. 

A Ocupação Transarte irá preencher todo o mês de outubro e também as duas primeiras semanas de novembro, com uma programação criada para promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e atores da cena cultural e artística LGBT+ nacional e da capital mineira,  com as figuras atuantes no cenário, cada vez mais forte e consolidado.  

A segunda semana do Ocupação Transarte sediará o espetáculo Calor na Bacurinha (BH). Com direção de Mariana Viana, o espetáculo trata-se de uma manifestação de liberdade corporal, ao representar diferentes expressões corporais femininas dentro da cultural patriarcal. Com os corpos nus, o Coletivo Calor na Bacurinha faz uma paródia da própria nudez e celebra o direito ao próprio corpo e sua sexualidade. A apresentação será exibida durante toda a segunda semana da Ocupação.

Oficinas – na tentativa de aproximar o público presente na Ocupação com a arte de performar dentro da cultura Queer, o Transarte oferecerá uma Oficina de Performance e Arte Queer gratuita. Ministrada por Davi Giordano (RS) e sustentada por uma profunda pesquisa criativa a respeito das múltiplas possibilidades de concepção e realização da arte gay e outsider, a oficina funcionará em um formato de ateliê de criação performática. Desta forma, os alunos entrarão em contato com artistas brasileiros e internacionais referências na área para poder se inspirar e serem instruídos na concepção e criação de seus próprios trabalhos.

As aulas funcionarão em modalidades de oficina, ateliê de criação e laboratório cênico, permeando técnicas, metodologias, pesquisas e pedagogias alternativas que pautam os movimentos de vanguarda queer e outsider. Os trabalhos produzidos ao longo da oficina serão performados no último dia, em uma Mostra Pública feita em formato de exposição performática. A oficina será realizada dos dias 12 a 15 de outubro, das 15h às 18h, na Funarte/MG e tem classificação etária de 18 anos. Para mais informações, o público interessado deve entrar em contato pelo e-mail do evento (ocupacaotransarte@gmail.com).

Semana 2 (11/10 a 15/10)

Quarta-feira (11/10)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição

Quinta-feira (12/10)
- 15h às 18h Oficina Performance Arte Queer
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha              

Sexta-feira (13/10)
- 15h às 18h Oficina Performance Arte Queer
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha              

Sábado (14/10)
- 15h as 18h Oficina Performance Arte Queer
- 18h30 Apresentação Performance Julieta Descapuletizada
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha

Domingo (15/10)
- 17h Mostra de Performances da Oficina e Mesa “Criatividade Queer: (Des)construindo a própria identidade”
- 19h Espetáculo Calor na Bacurinha

Local: a Funarte MG fica na rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte.