terça-feira, 12 de setembro de 2017

Acontece essa semana Congresso, em BH, que debaterá Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual

Loading

Como o Muza já havia informado antes, Belo Horizonte sediará a partir desta quinta-feira, 14/9, o I Congresso Mineiro de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual. Os debates serão realizados até sábado, 16/9, e abordarão diversos temas, como: gênero, sexualidades, LGBTfobia, diversidade sexual na escola, vivência religiosa de LGBT’s, intersexualidades, feminismo, Teoria Queer e interseccionalidades. O Congresso é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), com o apoio do Centro Universitário UNA e do projeto Una-se contra a LGBTfobia.

Para discutir essa pluralidade de assuntos, a programação inclui duas conferências e seis mesas redondas, que contarão com a participação de especialistas de várias regiões do país.  “O Congresso aborda temas que estão sendo amplamente discutidos pela mídia, nas interações sociais e também são alvo de disputas políticas. Nesse contexto, é necessário compartilhar e construir incessantemente o posicionamento da Psicologia diante dessas questões”, explica a psicóloga, conselheira-secretária e coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG, Dalcira Ferrão.

Educação e Religião – Destacam-se na programação duas mesas que abordarão assuntos polêmicos e atuais. Na sexta-feira, 15/9, às 16h30, acontecerá o debate “Gênero e diversidade sexual na escola: como a Psicologia pode contribuir?”. “Esse é um tema que tem mobilizado movimentos sociais, partidos políticos, diversos setores da sociedade, além de integrantes da comunidade escolar da Rede pública e particular em torno das discussões da ‘dita’ ideologia de gênero”, contextualiza Dalcira Ferrão. A mesa contará com contribuições de educadoras(es) e uma psicóloga.

A outra mesa de destaque abordará “Da opressão à inclusão: a vivência religiosa de LGBT's” e será realizada no sábado, 16/9, às 8h30. “Sabendo que muitos grupos religiosos conservadores se opõem abertamente aos direitos de mulheres e pessoas LGBTs, traremos algumas reflexões sobre esta realidade e palestrantes apresentarão experiências de acolhimento e respeito às diferenças dentro de algumas religiões”, explica Dalcira Ferrão.

Apresentação de trabalhos – O Congresso também contará com a apresentação de trabalhos realizados por estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadoras(es). Os trabalhos discutem a questão do gênero e das sexualidades e buscam contribuir para a atuação de psicólogas(os) nos mais diversos campos: educação, saúde e Direitos Humanos.

Serviço
I Congresso Mineiro de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual
Data: 14 a 16 de setembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una - Rua da Bahia, 1723, Lourdes, Belo Horizonte/MG.
Programação completa: clique aqui para saber
Público: Psicólogas(os) e demais profissionais envolvidas(os) com a temática do Congresso, estudantes e ativistas.
Participação: aberto ao público, mas sujeito a lotação do espaço.