terça-feira, 22 de agosto de 2017

Será exibido hoje, na abertura da 11ª Mostra CineBH, filme com temática LGBT

Loading


Começa hoje, terça-feira, 22 de agosto, a 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, às 20horas, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Um destaques da noite é a exibição, como pré-estreia em Minas Gerais, do filme “Corpo Elétrico”, primeiro longa-metragem do mineiro Marcelo Caetano, que aborda a temática LGBT com direito a rapper e cantora Linn Da Quebrada. 


Sobre a abertura hoje 

A abertura oficial será feita pela atriz Lira Ribas, e performance audiovisual dirigida por Chico de Paula e Grazi Medrado,  trilha ao vivo do músico G.A. Barulhista e participações do Mc Douglas Din, do Duo Paralelo (Marise Dinis e Ailtom Gobira), do grupo de passinho do Aglomerado da Serra Passistas Dancy (Lá da Favelinha) e intervenção em videográfica da NAV Filmes.  
Durante a noite de abertura serão prestadas homenagens ao crítico, ator e cineasta francês Pierre León que vem ao Brasil pela primeira vez e terá uma retrospectiva de sua obra na programação da 11ª Mostra CineBH com exibição de 14 filmes, quase todos inéditos no país. 

Ainda na noite de terça-feira, para marcar a abertura da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, que acontece na Serraria Souza Pinto simultaneamente a 11ª Mostra CineBH, será exibido, às 19h, na Praça da Estação, “O Garoto”, (1921) e uma das grandes obras-primas do cinema, com direção e atuação de Charles Chaplin. A sessão será acompanhada pela Orquestra de Câmara Sesiminas, que executará a trilha sonora do filme ao vivo, numa versão recriada especialmente para o evento. 

Sobre a 11ª Mostra CineBH

Dez espaços serão ocupados pela 11ª CineBH: Cine Theatro Brasil Vallourec, Sesi Museu de Artes e Ofícios, Cine Humberto Mauro, Teatro Sesiminas, Sesc Palladium, , MIS Cine Santa Tereza, CentroeQuatro Centro Cultural, Praça Duque de Caxias e a Serraria Souza Pinto e Praça da Estação numa parceria com a MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo promovida pela Codemig/Governo de Minas Gerais, Sesi Fiemg e Sebrae, recebe a inédita montagem de um cinema ao ar livre com exibição de clássicos do cinema. 

De 22 a 27 de agosto, a 11ª Mostra CineBH vai exibir 101 filmes nacionais e internacionais em 60 sessões de cinema, com pré-estreias e retrospectivas: 41 longas, 1 média e 59 curtas-metragens, vindos de 16 países (Brasil, França, Reino Unido, Estado Unidos, Portugal, Senegal, Alemanha, Japão, China, Rússia, Áustria, Líbano, Síria, Emirados Árabes, Qatar e Tailândia) e de seis estados brasileiros (MG, GO, RJ, SP, RS e PR).

A temática central desta edição, definida pelo trio de curadores Francis Vogner dos Reis, Marcelo Miranda e Pedro Butcher, é o Cinema de Urgência, proposta surgida a partir das reações cinematográficas às recentes instabilidades políticas e econômicas que se abateram sobre o Brasil nos últimos três anos. O objetivo é compartilhar com público, cineastas, produtores, críticos e jornalistas as inquietações de um tempo histórico cuja velocidade dos acontecimentos muitas vezes atropela a percepção dos fatos. A programação do festival tem filmes com a urgência de se levar a câmera para as ruas e registrar/participar dos acontecimentos, para depois ir contra a corrente dos fluxos narrativos dominantes na grande mídia.

Serviço
Abertura oficial da 11ª CineBH com exibição do filme “Corpo Elétrico”
Data: 22 de agosto (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete de Setembro, centro de Belo Horizonte)
Ingressos: Toda programação da 11ª CineBH é oferecida gratuitamente ao público. Os ingressos para o filme “Corpo Elétrico” serão distribuídos às 19h30.