terça-feira, 29 de agosto de 2017

Saiba o motivo de 29 de agosto ser o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Loading



O Muza está sempre atento à história LGBT. Assim, o dia de hoje, 29 de agosto, não passaria despercebido. Hoje, é celebrado em todo o Brasil o “Dia Nacional da Visibilidade Lésbica”. "Mas por quê?" A gente te explica! ;)

Em 29 de agosto de 1996, foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) onde, pela primeira vez, no Brasil, reuniram-se mais de 100 mulheres lésbicas para discutir e rever os seus direitos e conceitos. Esta foi a razão que motivou a escolha da data, 29 de agosto, como  alusão a este encontro, que possibilitou mais visibilidade às questões relacionadas às mulheres lésbicas.

Mas em agosto, não é só o dia 29 que é lembrado pelo movimento lésbico nacional. Em 1983, no dia 19 de agosto, as lésbicas que frequentavam o Ferro’s Bar, em São Paulo, revoltaram-se contra a discriminação que as ativistas do Grupo de Ação Lésbico-Feminista (GALF) sofriam no local. A ocupação do bar é considerada por muitos como “Stonewall brasileiro”. Por esse motivo, algumas pessoas também celebram o dia 19 de agosto.