segunda-feira, 26 de junho de 2017

1ª Parada do Orgulho LGBT da UFMG acontece nesta terça-feira

Loading

Isso mesmo! Nesta terça-feira, 27 de junho, acontece a 1ª Parada do Orgulho LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Segundo a organização, a ideia da Parada surgiu ao buscar evidenciar e discutir a LGBTfobia na Universidade, assim, estudantes de diversos cursos da UFMG, em parceria com a Frente Autônoma LGBT, se uniram para realizar a 1ª Parada no Campus Pampulha.

Programação - O ato começará às 13h com uma conversa sobre a experiência das pessoas LGBT na UFMG, seguida de uma marcha pela avenida principal do Campus, prevista para às 17h. Para fechar o evento, às 18h a Gaymada trará “muita fechação, porque lutamos sempre, com força e alegria!”.

Informações que também motivaram a realização do evento:

-  o  dia 28 de Junho marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em virtude da resistência de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que, em 1969, reagiram a
uma sequência de agressões policiais ocorridas nos guetos LGBT de Nova York. A resistência dessas pessoas deu origem à primeira Parada do Orgulho LGBT, organizada naquela cidade em 1° de julho de 1970.

- O Brasil é hoje o país que mais mata travestis e transexuais no mundo e que a expectativa de vida dessas pessoas é de 35 anos, enquanto a média nacional para a população em geral é de 74,9 anos. Além disso, segundo o Relatório de Violência Homofóbica no Brasil, publicado pelo Governo Federal em 2016, o Disque 100 registrou entre 2011 e 2013 denúncias de 11887 violações de direitos humanos em relação a pessoas LGBT, sendo Minas Gerais o terceiro estado onde mais denúncias foram notificadas.

O ato começará às 13h com uma conversa sobre a experiência das pessoas LGBT na UFMG, seguida de uma marcha pela avenida principal do campus, prevista para as 17h. Para fechar o evento, às 18h a Gaymada trará muita fechação, porque lutamos sempre, com força e alegria!

Serviço
1ª Parada do Orgulho LGBT da UFMG
Data: 27 de junho (terça-feira)
Hoário: a partir das 13h
Local: Praça de Servicos da UFMG (Campus Pampulha - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627)