domingo, 19 de março de 2017

Acontece em BH e Contagem evento Mulheres Comunicam com foco em Gênero e Educação

Loading

De 13 a 24 de março, no Instituto de Comunicação e Artes da UNA - campi Liberdade e Contagem -, é realizado o Mulheres Comunicam. Em sua terceira edição, o evento apresenta uma série de atividades para discutir Gênero e Educação neste Mês da Mulher. Professoras, alunas e ex-alunas da Una se reúnem em debates, mostra de filmes, exposição fotográfica, videocabine e video-instalação.

Mulheres Comunicam” busca discutir a pluralidade do feminino na contemporaneidade e a emergência de novas formas de resistência no campo das artes, da comunicação e da política em um contexto ainda marcado pelas opressões de gênero. Roberto Reis, professor do ICA e um dos idealizadores do evento, afirma que “a discussão sobre as relações de gênero na educação, prevista na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996, se faz urgente quando vemos o acirramento de discursos fundamentalistas e da violência contra as mulheres”. No dia 23 de março, professoras e alunas da instituição se reúnem em um debate com a temática ‘Mulheres, Mediações e Sociedade’ provocado por perguntas e comentários enviados por alunxs, via redes sociais, ao longo da semana. “O respeito à diversidade é a base de uma sociedade democrática e cabe à escola contribuir na formação de cidadãs e cidadãos conscientes desse mundo plural”, afirma Carla Maia, coordenadora dos cursos de Jornalismo Multimídia e de Cinema no Instituto. 

Programação

-Videocabine - de 13 a 17 de marco, de 9h a partir de 21h30, no campus Liberdade I.

-Debate e exposição de cartazes e caricaturas - dia 13 de março no auditório Faculdade UNA Contagem.

-Exposição de fotos - de 20 a 24 de marco, de 9h às 21h30

-Mostra de filmes - de 20 a 24 de marco, de 15h às 17h, na sala 1 do campus Liberdade.

-Video-instalação - dia 23/03, quinta-feira, de 18 às 22h30, na entrada do auditório do campus Liberdade II. 

-Debate - dia 23/03, quinta-feira, de 19h às 22h, no auditório do campus Liberdade II 

Endereços:

Campus Liberdade I - rua da Bahia, 1764, bairro Lourdes, Belo Horizonte.

Campus Liberdade II - rua da Bahia, 1723, bairro Lourdes, Belo Horizonte.

Faculdade UNA Contagem - avenida João César de Oliveira, 5.775, bairro Beatriz, Contagem.

Mostra de Filmes

Na semana de 20 a 24 de março, será realizada uma mostra de filmes com sessões seguidas de debate. “A ideia da mostra é somar às outras atividades do evento como uma forma de divulgar o trabalho de diretoras e, mais, trazer para a discussão diversas preocupações, interpretações e apreensões do feminino”, conta Mariana Mol, uma das organizadoras do evento.

Todas as sessões começam às 16h30, são abertas ao público e têm entrada gratuita.

Programação - Mostra de Filmes

20.março | Natureza Morta. Dir.: Bianca Rolff. Um Dia Qualquer. Dir.: Nelma Costa. Estado Itinerante. Dir.: Ana Carolina Soares

21.março | Artesãs do Tempo. Dir.: Rebeca Francoff. Faz de Conta. Dir.: Nathália Navarro e Sara Paoliello. Mulher-Lama. Dir.: Bruno Greco, Nathália Guimarães e Juliano Vitral.

22.março | A Falta Que Me Faz. Dir.: Marília Rocha

23.março | O Sonho. Dir.: Samira Daher. O Ataque dos Plásticos Assassinos. Dir.: Guta Diniz. Solon. Dir. Clarissa Campolina

24.março | Transpasse. Dir.: Celina Barbi. Ingrid. Dir.: Maick Hannder. Preterir. Dir. Marcão Pesada. Vênus - Filó, a Fadinha Lésbica. Dir.: Sávio Leite.

O Mulheres Comunicam é uma realização dos projetos de extensão Una-se contra a LGBTFobia, J.E.D.I. - Jornalismo Experimental e Diversidade , e Pretança: Afrobrasilidades e Direitos Humanos e do Instituto de Comunicação e Artes (ICA), do Centro Universitário Una.