sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Atriz que deu o primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo na TV brasileira morre aos 88 anos

Loading

Talvez você não saiba... mas antes do beijo entre Mateus Solano e Thiago Fragoso na novela Amor à Vida (2014), exibida pela Globo, ou mesmo as atrizes Giselle Tigre e Luciana Vedramini na novela "Amor e Revolução" (2011), exibida pelo SBT... um beijo entre pessoas do mesmo sexo aconteceu na década de 60 na TV brasileira:

Em 1963, no então teleteatro “Calúnia”, a atriz Vida Alves beijou a também atriz Geórgia Gomide. Calúnia foi escrito pro Líliam Helmann e exibido no programa “TV de Vanguarda” da TV Tupi de São Paulo. Ela declarou sobre o beijo em entrevista ao G1:

"São coisas que existem, e se bem focadas e realizadas, contribuem para uma sociedade mais aberta e mais consciente... As duas moças, eu e a Geórgia Gomide, (...) sentaram-se uma perto da outra. Deram as mãos e disseram que se amavam. Deram um beijo, também de uma forma mais romântica que erótica".

Uma década antes, em 1951, Vida Alves foi responsável também pelo primeiro beijo da TV brasileira, na novela “Sua vida me pertence”. Ela revelou, anos depois, que o preconceito na época era tão grande que o fotógrafo se recusou a fotografar o momento. 

A atriz Vida Alves, que faleceu na terça-feira, 3 de janeiro, tinha 88 anos. Além de atriz, também era escritora. A razão da morte foi falência múltipla dos órgãos. Há mais de um ano ela estava com complicações em sua saúde. 

A imagem abaixo é da Wikipidia e diz ser do primeiro beijo gay na TV brasileira, protagonizado pro Vida Alves e Geórgia Gomide.