quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Sexta acontece Roda de Conversa “Transgressões” da ação Afazeres Queer em BH

Loading

Na próxima sexta-feira, 16 de dezembro, acontece a Roda de Conversa “Transgressões” em BH. Trata-se da ação “Afazares Queer” da Casa de Referência da Mulher Tina Martins e os Coletivos Beijo No Seu Preconceito e Transcultural.

Afazeres Queer é uma experiência de resistência às dinâmicas sociais de exclusão e homogeneização cultural e visa contribuir com a diversificação das vozes que ecoam nas cenas artísticas de Minas Gerais.

O Circuito Cultural Afazeres Queer: Transgressões foi pensado por artistas integrantes da Transcultural e do Beijo no seu preconceito com o objetivo de alcançar os espaços de arte da cidade, estabelecendo diálogos com os grupos sociais circundantes, sobretudo o público da comunidade escolar, tendo em vista o eixo central da produção em experiências formativas. 

A promoção da diversidade cultural é o ponto de partida para a formação de novos devires culturais, dos sujeitos e das coletividades. É na dimensão do diferente, do estranho, que a cultura educa e aprofunda o olhar para o outro, para a divergência, e inaugura a caminhada pelo desconhecido.

Nessa roda, com presença da Ativista Trans Libernina Aninrebil e da Artista Marta Neves e Uéverson Melato, vamos conversar sobre: 

1. Afazeres Queer: transgressões;
2. Cultura e movimentos LGBTIQ+: subjetividade e capitalismo;
3. Educação e cultura: perspectivas formativas;
4. Congruências Feminismo e LGBTIQ+.

O Coletivo Transcultural tem como eixos de atuação a articulação e mobilização de artistas das cenas culturais de Minas Gerais, propondo interações e integrações coletivas das diversas formas de manifestação cultural e artística de maneira interseccional e intersetorial. 

O Beijo no seu preconceito tem como objetivo promover trabalhos artísticos que friccionam as dimensões estéticas, éticas e políticas em sua linguagem. O Beijo no seu preconceito realizou em Março de 2015 no teatro Espanca! a primeira edição do “Afazeres Queers: Arte viada no centro”. Evento que concilia pesquisadorxs, ativistas e acadêmicxs no campo das artes, para debruçar acerca das estratégias queers e suas possíveis contribuições às artes

Serviço:
Roda de Conversa: Transgressões.
Data: 16 de julho (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa de Referência da Mulher Tina Martins (Rua Paraíba, 641, Funcionários – BH)
Ingresso: Evento gratuito.