terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Aluno usa vestido e salto alto para protestar contra homofobia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Loading





Uma formatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), realiza no final de semana em São José dos Campos (SP). , serviu de cenário para um protesto contra a homofobia. Um aluno, Talles de Oliveira Faria, apareceu usando um vestido e salto alto. 

Em entrevista ao site Metrópoles, Talles, que era militar da Força Aérea Brasileira (FAB), ele reforçou que sua atitude foi um protesto sim contra a homofobia e também contra um ambiente de  pressão psicológica: 

“É um ambiente terrorista. Vários alunos querem sair porque não aguentam a pressão psicológica... Eles usaram o material do meu Facebook para gerar fichas de transgressão militar. No ano passado, fui recebendo pequenas punições, como pelo fato de usar maquiagem. A FAB abriu uma sindicância para apurar meu comportamento. Ao contrário do que ocorre com outros alunos que entraram nesse processo, eles queriam que eu saísse da corporação... O que acontece lá dentro é um abuso de autoridade devido a um regulamento arcaico e rígido. Certa vez, eu tive uma discussão com ele (um professor que não aprovava sua postura mais feminina ou afeminada) e começou a perseguição”

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de nota divulgada pelo jornal Correio Braziliense, informou que a reitoria repudia qualquer ato de homofobia ou discriminação. "Nas formaturas do ITA, os militares têm uniforme definido, sendo previsto para os formandos civis apenas traje de passeio. O ITA não questiona, nem registra a orientação sexual de seus alunos e formandos, e não discrimina alunos por sua orientação sexual, gênero, condição social, credo ou raça."

Abaixo, você pode ver o vídeo do momento da formatura de Talles, divulgada pela página no facebook AGITA, que se apresenta como a Associação LGBT do ITA e é descrita como “Grupo que promove a integração da comunidade LGBT do ITA”.