quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Aguardado filme “Aquarius”, com Sônia Braga, já está em cartaz em BH

Loading


Já está em cartaz em Belo Horizonte o aguardado filme “Aquarius”, com direção de Kleber Mendonça Filho e com a consagrada atriz Sônia Braga no elenco.  O filme esteve na seleção oficial do Festival de Cannes 2016 e foi um dos destaques do evento cinematrográfico, sendo muito eleogiado, com direito ao elenco do filme ter usado o tapete vermelho (imagem acima) para protestar contra o Governo Michel Temer e o então pedido impeachment Dilma Rousseff.

Sinopse: Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Sobre o filme 

Aquarius, segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho (o primeiro foi O Som ao Redor, de 2012), teve sua estreia mundial na França, como parte da seleção oficial competitiva do festival de Cannes e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney. 

O aclamado e premiado filme, que atraiu mais de 50 mil pessoas em seu final de semana de estreia no país, é uma metáfora do Brasil e dialoga com as temáticas contemporâneas do cinema nacional. 
De acordo com o diretor, em entrevista para o jornal A Tarde, “o filme se passa em pequenos conflitos da vida real, da vida em sociedade, da vida em condomínio, da vida na rua, e aí as situações efetivamente se transformam em inquietações políticas (…). Acho que o filme inteiro pode ser interpretado como uma metáfora do Brasil, da vida em sociedade. O filme tem tido uma aceitação muito grande fora do Brasil também. A estrutura de mercado, ela pertence ao mundo inteiro, da Rússia ao Havaí, Argentina, África. As pessoas entendem essa lógica de mercado. Ela não faz sentido”.

O longa também participou do Festival de Karlovy Vary (república Tcheca), do Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, e do Festiva de Sarajevo, na Bosnia.

Serviço
Filme Aquarius
Sessão: 7 de setembro: 17h e 19h30. 
Sessões: 08 a 14 de setembro, exceto dia 12.09  (segunda-feira)
Horários: 16h e 20h15 (no dia 13.09, terça-feira, a sessão das 20h15 será destinada ao projeto CineQuintal no 104)
Entrada R$ 12 / R$ 6 (meia entrada)
Classificação indicativa – 16 anos
Local: Cine 104/Espaço Cento e Quatro (Praça Ruy Barbosa, 104, centro)