quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Parada do Orgulho LGBT de Betim é cancelada em 2016

Loading

Depois de celebrarmos a 19ª Parada do Orgulho LGBT de BH, que aconteceu em 17 de julho, e divulgar que no próximo domingo, 7 de agosto, acontece a 12ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem é com pesar que informamos que a 15ª Parada do Orgulho LGBT de Betim não será realizada em 2016. Entretanto, será realizado entre os dias 15 e 20 de agosto a 4ª Semana da Diversidade, entre 15 e 20 de agosto.

Abaixo, a nota de cancelamento na íntegra.

NOTA DE CANCELAMENTO 15ª DO ORGULHO LGBT DE BETIM

Vivermos um momento muito sensível em todo o País por conta da crise financeira e política e, Betim, passa por essa grave realidade. O Movimento Gay de Betim (MGB), organizador da Parada do Orgulho LGBT na cidade, vem a público informar que não haverá edição da festa em 2016. 

A Prefeitura de Betim decretou Estado de Calamidade Financeira e, por conta dessa realidade, cancelou todos os eventos promovidos ou apoiados por ela. A falta de um local adequado e seguro para a realizar a Parada Gay de Betim também pesou na decisão, além da legislação eleitoral está mais rígida quanto à participação de prefeituras em eventos como o nosso. 

Lamentamos profundamente e em momento algum medimos esforços para que conseguíssemos realizar a parada neste ano, afinal sabemos da importância desse evento para barrar o crescimento dos crimes de ódio contra os LGBTs.  

Mas, mesmo sem a realização da Parada, o MGB vai promover a 4ª Semana da Diversidade, entre 15 e 20 de agosto. 

O objetivo é manter o debate democrático e a discussão da pauta gay - que inclui a luta pelos direitos civis e a criminalização da homofobia, por exemplo. 

Para o MGB, a Parada do Orgulho LGBT é o marco da luta em defesa da comunidade gay betinense, que enfrenta dificuldades enormes e quase todas envolvendo a intolerância do conservadorismo que teima em atacar os cidadãos homossexuais e, muitas vezes, tira a vida de cidadãos exclusivamente pela orientação sexual das vítimas. 

A Parada Gay de Betim foi criada em 2002 pelo então Movimento Homossexual de Minas (MHM). Na ocasião, cerca de 60 participantes foram às ruas pedir igualdade de direitos. Em 2015, para que possamos entender o crescimento da luta LGBT, foram mais de 40 mil pessoas. O que comprova que a sociedade está se abrindo para a causa gay e está apoiando o nosso movimento por igualdade e tolerância.

 Aproveitamos a oportunidade para convidar a comunidade betinense, autoridades e formadores de opinião para participarem de nosso Semana da Diversidade e nos ajudar a elevar o debate em favor da igualdade de direitos e o respeito à diversidade. 

Contamos com a compreensão de tod@s, certo que dias melhores estão por vir.
Obrigado!

Cleber Eduardo
Presidente do Movimento Gay de  Betim