terça-feira, 2 de agosto de 2016

No próximo domingo acontece a 12º Parada do Orgulho LGBT de Contagem

Loading

Depois da 19ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, em agosto é a vez de acontecer a 12º Parada do Orgulho LGBT de Contagem. A manifestação será no dia 7 de agosto, próximo domingo.  O evento é organizado pelo Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos Contagem) com apoio do Conselho de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). 

Abaixo, algumas informações oficiais do Cellos Contagem sobre a 12º Parada do Orgulho LGBT de Contagem, como trajeto, tema e concentação:

A organização da 12ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem comunica importantes alterações sobre o maior ato político-cultural da cidade.

1. Será realizada, de acordo com Lei Municipal, no primerio domindo de agosto. Em 2016 a data será o dia 7 de agosto.

2. A concentração será na Praça do Iria Diniz, próximo à feira do Eldorado, a partir das 13 horas. A saída da marcha acontecerá às 17 horas e seguirá a Avenida João César de Oliveira,sentido centro de Contagem, e contornará a Praça Paulo Pinheiro Chagas retornando ao mesmo local da concentração inicial. Às 19 horas o ato será encerrado.

3. Não haverá show de encerramento. Serão seis horas de programação com palco de concentração e desfile de trios elétricos, de 13 às 19 horas no Bairro Eldorado. As alterações foram acordadas com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e TRANSCON para garantir maior segurança aos participantes do ato público.

4. O percurso e a programação foram encurtados para evitar atos de violência e não causar transtornos à nova Maternidade de Contagem localiza no antigo trajeto. Como medida de segurança, as duas pistas da Avenida João César de Oliveira, entre a Praça do Iria Diniz e Praça Paulo Pinheiro Chagas, estarão fechadas para o desfile dos trios elétricos e manifestantes.

5. A organização esclarece que as alterações foram planejadas com o poder público e as forças de segurança para garantir a realização de um ato alegre, pacífico e de reinvidicação de políticas públicas e direitos da população LGBT.

6. Reafirmamos o compromisso da organização com o caráter político da Parada do Orgulho LGBT de Contagem. Sabemos que realizamos uma manifestação de luta com alegria, mas a característica festiva não pode ser maior que os objetivos da denúncia das vítimas diárias do ódio e da violência contra a comunidade LGBT.

7. O tema "Pela defesa da DEMOCRACIA: preservar e conquistar DIREITOS" demarca a nossa posição em defesa das conquistas democráticas da população brasileira e da luta contra os setores conservadores, fundamentalistas e golpitas em impor uma pauta neoliberal que ameaça a preservação de direitos das trabalhadoras e trabalhadores do nosso país.