sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Neste sábado acontece “Saiaço em BH”: protesto a favor da livre expressão de gênero

Loading

Neste sábado, 27 de agosto, amanhã, acontecerá um Saiaço em BH ou o protesto #SaiaPraRua no qual artistas, jornalistas e militantes se reunirão em campanha a favor da liberdade de gênero tendo como local a Praça da Liberdade. 

Abaixo, você pode ler a ideia que motiva esta manifestação.  Antes, conheça o tema musical que será cantado no momento, de autoria de Carlos Linhares, como “um bloco pra cantarmos juntos a liberdade”: ♫ ♪ Se você não quer ver homem de saia, saia, saia, saia, saia , saia da rua... ♪ ♫


Um jovem foi violentamente constrangido e teve sua integridade física ameaçada no centro de Belo Horizonte na sexta-feira, 29 de julho de 2016. Lázaro dos Anjos, de 23 anos, caminhava com um amigo transexual pela Rua da Bahia, por volta das 14h, quando parou para conversar na esquina com a Avenida Augusto de Lima e começou a ouvir insultos de toda natureza e ameaças de morte. O garoto chegou a ser segurado pela manga da camisa pelo agressor e foi socorrido por seu amigo que, por sorte, evitou o pior.

Essa história, que infelizmente é só uma entre as muitas que têm sido habitualmente estampadas nos jornais, telejornais e timelines, mobilizou artistas, militantes e jornalistas que criaram a campanha #SaiaPraRua com o objetivo de se posicionarem e marcarem lugar em favor da liberdade de expressão de gênero. O movimento surgiu a partir da música “Saiaço”, composta pelo músico, poeta e articulador cultural, Carlos Linhares, do Grupo Nem Secos. A gravação da música reuniu várias pessoas, dentre elas o próprio Lázaro, em torno de um “saiaço” marcado para o próximo domingo, dia 27 de agosto, às 15h na Praça da Liberdade. 

A ideia é utilizar o nome emblemático de uma das principais praças da cidade - que tem sido palco de encontro de manifestações conservadoras - a favor da campanha pela livre expressão de gênero. Sair das zonas de conforto do baixo centro onde as mobilizações progressistas tem se concentrado para ocupar o território que agora supostamente pertence a núcleos mais reacionários de BH. No dia será realizado o bloco-performance #SaiaPraRua onde todas as pessoas participantes estarão vestidas de saias e cantarão juntos o tema da movida. Artistas visuais farão a documentação do ato em registros fotográficos e videográficos para que sejam trabalhados em exposições diversas na sequência.

O bloco-performance não tem nenhuma orientação de gênero: a intenção é que o maior número possível de pessoas participem, a convocatória vai para mulheres e homens trans, cis ou gêneros fluidos. A única questão proposta é o uso da saia pra compor o figurino do dia. 

Em tempos de batalha pelo simbólico, atos que marcam a posição, o tamanho e a relevância de cada recorte social são muito mais que importantes, se tornam necessários. Vista sua saia e #SaiaPraRua pra cantar, dançar, performatizar e publicar ao mundo a alegria e o privilégio que habita a liberdade.

Serviço
Saiaço em Belo Horizonte - Protesto a favor da livre expressão de gênero
Data: 27 de agosto (sábado)
Hora´rio: 15h
Concentração: Praça da Liberdade