quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Espetáculo "Cancioneiro Queer" está em cartaz nesta quinta e sexta

Loading


Nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, está em cartaz, em BH, o espetáculo Cancioneiro Queer do artista Marcelo Kuna, no qual ele irá apresentar canções LGBT desde cabarés alemães à contemporaneidade em um concerto cênico em formato de cabaré, a apresentação envolve dança, teatro musical e ópera. 


Sobre o espetáculo 

Canções de repertório erudito-popular que atravessam a Ópera, Teatro Musical Brasileiro, além de canções da Broadway e Off Broadway são encenadas em formato inédito na cidade de Belo Horizonte. O repertório eclético aborda, por exemplo, canções do compositor russo radicado na Inglaterra Mischa Spoliansky, que criou composições consideradas como os primeiros hinos LGBT dos quais se tem conhecimento.

Integram ainda, o repertório, uma canção do compositor alemão radicado nos Estados Unidos Kurt Weill, pouquíssimo apresentada no Brasil. Weill, que compôs famosas peças musicais com o dramaturgo Bertolt Brecht, foi um dos primeiros compositores contemporâneos a abordar temática amorosa lésbica, como o faz na canção “Je ne t’aime pas”, da peça musical Marie Galante (1934).

Além dessas, “Non Monsieur Mon Mari” da ópera Les Mamelles de Tirésias, dos franceses Francis Poulenc e Jean Cocteau, também raramente executada no Brasil, será apresentada como parte do concerto. Com uma abordagem relativamente abrangente das experiências que, muitas vezes, ficam apenas ilustradas na “sopa de letrinhas” LGBT, Cancioneiro Queer circula por enredos amorosos e de descoberta homossexual, lésbica e transgênero.

Sobre Marcelo Kuna

Artista do corpo e cantor graduado em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Foi agraciado com o Prêmio Jovem Músico BDMG, em 2010. Já participou de workshops no Graduate Musical Theatre Writing Program (Tisch-NYU), no Stella Adler Studio of Acting (Nova Iorque), na Royal Academy of Dramatic Art (RADA, Londres), com a V.O.I.C.Experience Foundation (Sherrill Milnes), com a DanceAbility International (Alito Alessi), e com o Núcleo Dança Aberta (São Paulo). Seus trabalhos em artes do corpo já foram apresentados no Centro Cultural São Paulo, no SESC Campinas, na São Carlos Videodance Festival e nos Estados Unidos. 

Ficha técnica  

Concepção: Marcelo Kuna
Arranjos: Fausto Borém, Fred Natalino
Versões em português: Marcelo Kuna
Iluminação: Tainá Rosa

Cantores: Marcelo Kuna, Sérgio Anders, Raissa Brant
Artistas convidados: Leonardo Mendonza, Clara Borém
Piano: Fred Natalino 
Contrabaixo: Fausto Borém 
Guitarra, Violão: Luísa Martins
Bateria: Matheus Rodrigues

Serviço
Espetáculo Cancioneiro Queer
Datas: 25 e 26/8 (quinta e sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes
Ingressos: 20 reais/ 10 meia. Clique aqui para comprar.