quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Debate sobre Homonormatividade e Homonacionalismo acontece nesta quinta

Loading

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, acontece mais uma edição do Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou apenas NUH/UFMG. 

Desta vez o tema é “Homonormatividade e Homonacionalismo” em interface com as políticas sexuais, geográficas e neoliberais. Para falar sobre estará presente o pesquisador Rogério Junqueira (INEP).

“É preciso questionar se ações ou políticas de promoção da “cidadania LBGTI” representam, de fato, vetores de desestabilização do heterossexismo, das normas de gênero ou da heteronormatividade. 

Políticas sexuais homonormativas parecem ensejar um reconhecimento da “diversidade sexual” dentro dos limites um processo de inserção assimiladora na ordem social e sexual neoliberal. Seguindo essa lógica, configurações da sexualidade, gênero, raça, etnia, nação, classe e corpo podem ser realinhadas conforme prerrogativas geopolíticas e econômicas e passar a colaborar na legitimação da expansão do poder do Estado nas áreas de segurança, política de imigração, contraterrorismo etc. 

Temos aí o homonacionalismo, que preconiza a adesão a valores nacionalistas, implica o acionamento das ideias de progresso, modernidade, pátria, nação, família, religião e exige o engajamento na luta ao terrorismo, ao islamismo e a outros “inimigos das liberdades democráticas”.

Serviço
Data: 25 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório Bicalho, Fafich – UFMG 
Valor: gratuito