terça-feira, 21 de junho de 2016

Acontece hoje em BH o minifestival sobre Arte Queer

Loading

Hoje, terça-feira, 21 de junho, o IDEA Espaço Cultural apresenta a 5ª edição do projeto IDEA em Pauta. A iniciativa consiste em um minifestival multilinguagens que se propõe a discutir, a partir de distintas e diversas perspectivas/experiências, algum assunto central. 

O tema da discussão desta edição do projeto será Arte Queer – movimento que aborda, de forma direta ou indireta, questões relacionadas à desconstrução de noções de sexualidade e gênero, seja através da arte erótica, da arte conceitual ou da arte contextual. 

A proposta do IDEA Espaço Cultural é provocar uma plataforma de discussão acerca das construções sociais e sexuais de gênero, além de problematizar a identidade do homem como uma figura que nasce e cresce sujeito às regras e a um comportamento estabelecido pela sociedade.

Programação e atrações 

O minifestival compreende diversificada programação cultural, marcada pela heterogeneidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura queer. O evento será aberto com a exposição fotográfica e áudio-visual “DRÉGUIS: A beleza da transformação”, do fotógrafo Lucas Viggiani. 

Uma mesa de debates abordará diversas possibilidades da expressão artística queer, com a participação do jornalista Paulo Proença; o músico, poeta e articulador da campanha a favor da livre utilização da identidade de gênero, Carlos Linhares; o ator, diretor, performer e bailarino, Rafael Lucas Barcelar; a estilista, cantora e atriz, Dolly Piercing; e o artista livre, performer, ator e arte-educador, Ed Marte. Para encerrar o festival, o público contará ainda com a apresentação musical de Dolly Piercing. O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço
IDEA em Pauta: Arte Queer
Horário: 18h às 22h30
Local: Idea Espaço Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários)
Entrada franca