terça-feira, 17 de maio de 2016

Saiba por que 17 de Maio é o Dia Mundial contra a Homofobia

Loading

Hoje é o Dia Mundial da Luta contra a Homofobia (ódio, agressão, violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT). Mas você sabe o motivo? O MUZA lhe informa e lhe inspira! (Só para variar um pouco, há!)

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi retirada do Código Internacional de Doenças (CID) pela assembléia geral da Organização Mundial de Saúde, ficando provada que ela não constitui doença, distúrbio ou preversão. E desde 2005 é celebrada a data.

O MUZA revela outra curiosidade. No Brasil, sete cidades oficializaram a data em seu calendário oficial. São elas:

Campinas (SP), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Lauro de Freitas (BA), Rondonópolis (MT)e Cuiabá (MT).

17 de Maio também é considerado o Dia Estadual contra a Homofobia em Minas Gerais. O Projeto, aprovado em 2007, que oficializou a data no estado, é da deputada Jô Morais (PC do B) e foi articulado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos) de BH.

No Brasil, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia, apenas em 2015 foram assassinados 318 Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (fonte Cellos MG).


Clique aqui e saiba como foi a a III Marcha contra LGBTfobia de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Muza estava presente e fez cobertura excluZiva (imagem acima): "Onde estão os LBGT de BH?"