quinta-feira, 19 de maio de 2016

Coluna: Como foi o ultimo episódio da 8ª temporada do RuPauls Drag Race? (spoiler)

Loading

Rucap: RuPaul's Drag Race Reunited

Nesta semana, chegou ao fim mais uma temporada de RuPaul's Drag Race. Na última segunda foi ao ar o "Reunited", onde todas as participantes se encontram e a vencedora é anunciada diante de uma plateia. Mas isso provavelmente vocês já sabem. Então vamos ao que interessa!

A primeira cena deste episódio foi simplesmente de tirar ao fôlego. No momento em que Michelle Visage anunciou a presença de RuPaul, as cortinas do palco principal se abriram e, para surpresa do público, todas as outras vencedoras estavam no palco, imitando o formato da foto do primeiro episódio. Palmas, gritos e risadas, a plateia presente no Orpheum Theatre, em Los Angeles, estava frenética com a aparição das winners. 

Em seguida, as três finalistas se apresentaram uma a uma, dublando e dançando junto de outros dançarinos. Bob The Drag Queen foi a primeira. Ela arrancou gritos da plateia, em uma apresentação incrível, engraçada e cativante. Já durante a sua apresentação já sentimos um "cheirinho' de vitória ali. Após a sua performance, Bob foi entrevistada por RuPaul. É impressionante como ela parece ser extremamente segura e ter as respostas todas na ponta da língua. Ela se emocionou e emocionou a plateia com o vídeo gravado pela sua mãe (em um dos episódios Bob fala sobre a doença rara que ela tem). 

Kim Chi também fez a plateia vibrar com sua performance. Num look bem típico da queen (vestidos volumosos e maquiagem impecável), ela surpreendeu ao arriscar alguns passos de dança no palco. Confesso que fiquei chocada com a apresentação dela, pois, considerando o que ela vinha mostrando no programa, ela se sobressaiu e muito com a sua performance. Na entrevista, ela falou o porquê ela merecia ser coroada e arrancou risadas da plateia quando falou de sua suposta virgindade. 


Posteriormente, Naomi Smalls apresentou a música "Legs". Com todo seu charme e carisma, ela fez uma apresentação sensual e impecável. Naomi é uma daquelas queens que, no início, a gente não esperava que ela ia muito longe. Porém, assim como a quarta colocada Chi Chi, ela mostrou uma evolução incrível  e provou ser merecedora do Top 3. Na entrevista, ela falou da sua família, da relação com a mãe e recebeu parte de seus 11 irmãos no palco. Mas diferentemente de Bob e Kim Chi ela não apresentou um discurso que "cheirava" a vitória. 

Após a apresentação do Top 3, todas as queens desta temporada subiram ao palco e foram entrevistadas uma a uma. Aqui, o destaque fica para Cynthia Lee Fontaine que falou sobre sua luta contra o câncer de fígado, descoberto logo após a sua eliminação no programa. Chi Chi DeVayne também marcou o Reunited. Num discurso emocionante, ela agradeceu RuPaul por ter mudado a sua vida e foi ovacionada pela plateia. 

Em seguida, Katya (miss Congeniality da sétima temporada) subiu ao palco para nomear a miss "simpatia" dessa edição. Numa apresentação hilária, bem típica da queen (ela apareceu descalça no palco, com os pés sujos e ofereceu a RuPaul um pouco de água, relembrando a final da sétima temporada), Katya nomeou Cynthia Lee Fontaine como a Miss Congeniality dessa temporada. Vamos combinar que foi super justo. Confesso que também estava torcendo para Thorgy e Chi Chi ganharem, porém a Cucu mereceu demais!


No momento final da coroação, todas as winners das temporadas anteriores subiram ao palco. Destaque aqui para Jinkx Monsoon, com seu vestido dourado de perder o fôlego. Violet Chachki, vencedora da sétima temporada, foi a última a subir ao palco. 

Agora vamos fazer uma pausa para esse momento. Eu, pessoalmente, não sou a maior fã da Violet. Mas quando ela subiu no palco trajando aquele vestido azul e aquela coroa grudada na cabeça, confesso que fiquei sem reação. Me arrepiei toda, fiquei sem ar, quis gritar de tão incrível que ela estava no palco. Diria até que ela superou o look todo prateado da Bianca Del Rio na temporada anterior. Foi maravilhoso!


RuPaul, enfim anunciou a vitoriosa dessa edição. A coroa ficou, como foi previsto desde a época de especulações sobre quem estaria nesta temporada, com Bob The Drag Queen. Para comemorar, ela tirou a "purse" de dentro do vestido e representou o seu jargão que virou música "walk into the room, purse first". Achei merecida a vitória. É bom saber que depois de tanto tempo, uma queen negra saiu vitoriosa de uma competição com tantas artistas talentosas. Bob representa sim o melhor dessa temporada e é merecedora do título sim.


É uma pena que essa temporada tenha sido tão rápida. Agora, que venha o All Stars 2. A gente ainda não sabe quem serão as queens participantes, mas sei que já tem gente torcendo por aí!! 

por Mariana Alencar (colunista convidada especial) Jornalista, feminista e fã drag queens.