quarta-feira, 13 de abril de 2016

ONU lança material sobre direitos das pessoas LGBT no ambiente de trabalho

Loading

Já está disponível a segunda edição da cartilha “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia”. Com versões em espanhol e em inglês, a iniciativa, que tem o apoio de diversos parceiros, é promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

O material, que possui linguagem acessível e propostas de exercícios práticos coletivos, pretende ser referência internacional sobre a temática LGBT. A publicação representa, portanto, um esforço resultante de colaboração na identificação das dificuldades sofridas, no meio profissional, por quem apresenta padrões de identidade de gênero tidos como não convencionais. A cartilha busca também propor estratégias para desenvolver debates e promover direitos essenciais  no ambiente de trabalho.

Para isso, o material desenvolve-se em torno de quatro histórias que, baseadas em experiências reais, ilustram situações corriqueiras sofridas pela comunidade LGBT no meio profissional e define conceitos importantes e, muitas vezes, desconhecidos por grande parte da sociedade, como heteronormatividade, identidade de gênero e nome social.